ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 32º

Conteúdo Patrocinado

Festival do Peixe da Abrasel MS tem pescado até no café da manhã

Evento tem recorde de participantes e traz os sabores e a personalidade da culinária do Estado

Post Patrocinado | 29/08/2023 08:00
Sabor em Ilhas - Campo Grande - Foto Divulgação
Sabor em Ilhas - Campo Grande - Foto Divulgação

Imagine fazer um tour por mais de 30 bares e restaurantes, em seis cidades, experimentando do tradicional Peixe a Urucum, até um Pirarucu Confitado? Esse é o desafio que a Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul traz para o público sul-mato-grossense com a 2º Edição do Festival do Peixe – Gastronomia, Pesca Esportiva e Empreendedorismo.

O Festival do Peixe acontece de 28 de agosto a 10 de setembro, com um número recorde de participantes, em mais de 30 estabelecimentos, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e, a novidade deste ano, Ponta Porã. O Festival tem correalização do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e patrocínio do Sebrae MS.

Além de ressaltar a gastronomia e os sabores dos pratos preparados tendo o peixe como ingrediente principal, esta edição também terá um Talk Show que abordará temas como a pesca esportiva, o turismo, além da gastronomia e os desa­fios do mercado.

O presidente da Abrasel MS, João Francisco Denardi, pontuou que a gastronomia sul-mato-grossense sempre teve o peixe presente nos cardápios. “Nosso Estado, tradicionalmente, é destino de pescadores do Brasil todo, que vinham em busca de peixes como o dourado e o pintado e hoje para a prática da pesca esportiva, que garante a diversão e a preservação. Como reflexo, os pratos à base de pescado sempre fizeram parte dos sabores de Mato Grosso do Sul e a intenção da Abrasel MS, com o Festival do Peixe, é realçar essa característica da nossa culinária, oferecendo aos clientes opções de pratos tradicionais, à base de pacu e piraputanga e até mesmo aqueles que incluem peixes que não são nativos, como o salmão e o pirarucu”.

Boca do Onça - Bonito - Foto Divulgação
Boca do Onça - Bonito - Foto Divulgação

 João Francisco, lembrou ainda que o Festival, além de estimular o consumo do peixe, irá oferecer aos empresários a oportunidade de adquirir conhecimento, ajudando a fortalecer seus empreendimentos. “O objetivo da Abrasel MS é representar e desenvolver o setor, com foco no desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de seus associados, por isso, além da parte gastronômica, o Festival do Peixe terá um Talk Show com nomes importantes do setor, que vão compartilhar suas experiências e dar dicas preciosas para os negócios”.

“Mais de 30 restaurantes participam desta segunda edição do Festival do Peixe, trazendo toda a regionalidade de Mato Grosso do Sul em diferentes receitas. Esse tipo de ação valoriza os pequenos negócios do segmento de alimentação, na medida em que a população prestigia os estabelecimentos e seus pratos.  Esse é o nosso papel enquanto Sebrae, apoiar o pequeno empresário, para que ele tenha mais fluxo na sua empresa, gerando renda e oportunidades locais”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Ao Ponto Steaks - Ponta Porã - Foto Divulgação
Ao Ponto Steaks - Ponta Porã - Foto Divulgação

 Pela primeira vez, restaurantes de Ponta Porã participam de um evento realizado pela Abrasel MS e a empresária Merces Rocha, do Cantinho do Paladar, falou sobre a expectativa em relação ao Festival do Peixe. “Participar do Festival do Peixe da Abrasel MS, mesmo que sejamos do interior, é uma forma de divulgar o restaurante, de aprendermos com outros que também participam, e movimentar o nosso estabelecimento”.

Merces, lembrou ainda que os colaboradores do restaurante ficaram animados. “Nossos funcionários se alegraram por estar participando, pois é uma forma de movimentar e incentivar, de ficar cada dia melhor. Nós entramos com o prato que todo mundo elogia bastante em nosso cardápio, o Ceviche de Tilápia, e é uma forma de mostrarmos aos nossos colaboradores que está fazendo sucesso e também de divulgar nossa culinária. Queremos estar dentro dos eventos que a Abrasel MS realiza, participando, aprendendo, é o nosso maior objetivo, finalizou.

La Parisiene - Foto Divulgação
La Parisiene - Foto Divulgação

 A empresário Freddy Ayache, da La Parisienne, de Campo Grande, participará do Festival do Peixe com uma opção que pode ser consumida no café da manhã, o Saumon & Avocado Bénédict, que são duas unidades de pão viennois selado na manteiga, abacate, salmão gravlax, ovo gema mole e sauce hollandaise. “O Festival chega como uma possibilidade de mostrar que peixe combina com todas as refeições. Queremos que os clientes venham apreciar nosso prato e se deliciar com esta sugestão surpreendente”.

O presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer, afirmou que o Festival do Peixe também ajuda a fortalecer o setor de hospedagem. “Como o Festival do Peixe acontece simultaneamente em cinco cidades, queremos estimular os clientes a fazerem o circuito do peixe, viajando até outros municípios para provar os pratos participantes, especialmente no feriado de 7 de setembro. Com isso, além do setor de alimentação, estaremos fortalecendo o setor de hotelaria”.

Talk Show Festival do Peixe – Gastronomia, Pesca Esportiva e Empreendedorismo

No dia 5 de setembro, no auditório do Sebrae, o Festival do Peixe terá como atração um Talk Show, com as presenças de Gustavo Perego (Modern Mamma Osteria - SP), Leo Merjan (Imakay) e Eduardo Fornari (Vermelho Grill).

A diretora executiva da Abrasel MS, Paola Lani, explica que a intenção do Talk Show é compartilhar conhecimento. “A Abrasel MS está constantemente buscando formas de elevar o nível do setor, dando o suporte necessário para os empresários prosperarem e nada melhor que unir as delícias de um festival gastronômico com o conhecimento de um talk show que terá a presença de renomados empresários”.

Serviço

Quem quiser provar as delícias dos pratos do Festival do Peixe é só acessar o site https://festivaldopeixems.com.br/ e escolher o estabelecimento. Dá até para fazer um roteiro do peixe.

No site, além do nome do empreendimento, é possível encontrar o nome e a descrição do prato, valores, horário de funcionamento, endereço e contato.

O Festival do Peixe acontece de 28 de agosto a 10 de setembro, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.


Nos siga no Google Notícias