Instituições se unem e transformam o Natal de crianças pantaneiras
Iniciativa do IHP e da Energisa beneficiou famílias de três comunidades da região da Serra do Amolar
Para reforçar o sentido genuíno do Natal e despertar o sorriso em centenas de crianças, a comemoração chegou às regiões pantaneiras de um jeito pra lá de especial. Uma iniciativa do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e Energisa presenteou moradores de uma aldeia indígena na região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul.
As duas instituições se uniram para garantir que o Natal seja ainda mais mágico para crianças e famílias pantaneiras. Crianças de três comunidades escreveram cartinhas para o Papai Poel. As cartas percorreram centenas de quilômetros e foram adotadas por funcionários da Energisa, que trabalham no Ilumina Pantanal, uma iniciativa premiada que levou energia aos lugares mais distantes do Pantanal.
“Costumamos dizer que, quando a energia chega, as vidas se transformam. No Ilumina Pantanal, percebemos que esta transformação transcende aqueles que recebem a energia, mas transforma também aqueles que a levam, pois o nosso time foi transformado pela experiência do Pantanal”, afirma o gerente do projeto Ilumina Pantanal, Héber Selvo.
Pelo segundo ano consecutivo, o time da Energisa preparou uma campanha para arrecadar roupas e brinquedos, com o intuito de alegrar e iluminar os corações das crianças das comunidades da Barra do São Lourenço, Paraguai-Mirim e Aldeia Uberaba.
A iniciativa atendeu a pedidos como o de Viviane, que escreveu sobre o desejo de presentear o sobrinho. “Querido Papai Noel, estou fazendo essa carta para o senhor e eu gostaria de ganhar um brinquedo que eu não tenho aqui e eu moro na aldeia. Meu nome é Viviane, tenho um sobrinho que eu gostaria de dar um presente pra ele mas não tenho condições então por causa disso estou escrevendo uma carta pro senhor”, disse a menina, que teve a felicidade de receber o presente.
A campanha garantiu a arrecadação de 200 quilos de roupa, 70 quilos de brinquedos, além dos presentes pedidos nas 70 cartinhas escritas pelas crianças pantaneiras. Ainda serão distribuídos 90 kits de doces.
Do brinquedo pedido por Viviane para o sobrinho até as bicicletas, todas as cartinhas foram adotadas. “Estas iniciativas são gratificantes por si só, mas, quando falamos do Pantanal, elas se tornam ainda mais especiais. A simplicidade das famílias pantaneiras e das crianças, em especial, nos comove e encanta. Por isso, nos unimos à Energisa para garantir que elas tenham um Natal único”, lembra o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.
Os presentes, que vão beneficiar 180 famílias, saíram na quinta-feira (15) de Corumbá rumo às comunidades e já foram entregues.