Equipe de parto Lumen foi idealizada para prestar assistência ao parto com qualidade, segurança e humanização
"Parto domiciliar significa nascer com respeito em um ambiente aconchegante, tranquilo, seguro e confortável. Rodeado de pessoas que mantém um vínculo de afeto, carinho e amor, onde os desejos das famílias são respeitados".
A fala é da enfermeira obstetra Luciana de Paula, que depois de viver a experiência de um parto domiciliar planejado, transformou sua percepção sobre o nascer. O próprio parto lhe despertou o desejo de ter uma equipe para transformar a vida de mais mulheres, bebês e famílias.
Há mais ou menos um ano "nasceu" a Lumen, equipe de parto domiciliar planejado que presta assistência fazendo com que a mulher seja a protagonista do próprio parto, com qualidade, segurança e humanização. “A ideia surgiu devido os índices elevados de violência obstétrica e intervenções desnecessárias durante o parto, no nosso estado”. O nome Lumen vem do latim e significa Luz, que no nosso contexto remete a “dar à luz”, explica Luciana, enfermeira formada pelo programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFMS em 2016, professora universitária e doutoranda.
Além de Luciana, a equipe conta com as enfermeiras obstetras também formadas pelo Programa de Residência em Obstetrícia, Mayara Ferreira e Layla Corrêa. "O propósito da equipe é levar ao domicílio o necessário para um nascimento seguro no conforto do lar, de acordo com critérios preestabelecidos de forma que seja garantida a segurança da mãe e do bebê. A assistência prestada pela enfermeira obstetra é respaldada pela Resolução do Cofen N° 516/2016 durante toda gestação, parto e nascimento", explica a enfermeira Luciana.
As imagens já são de aquecer o coração, o depoimento das mães protagonistas também. Autônoma, Jaida Oliveira da Silva Mendes, tem 29 anos e no último dia 14 de novembro viveu a maior emoção de uma vida: a de dar à luz a Elisa, em casa, como ela desejava. "Eu sempre sonhei em ter um parto domiciliar, e já no último trimestre da minha terceira gestação, conheci a Lumen. Desde o primeiro contato com as meninas ficamos muito confortáveis e nos sentimos muito seguros para fazer o parto em casa", conta a autônoma.
As experiências anteriores na maternidade foram um tanto traumáticas e ela esperava não ter de passar por tudo aquilo novamente. "Foi um refrigério. Nossa Elisa nasceu no último sábado (14) em um parto natural muito respeitoso, tranquilo e no aconchego do nosso lar. Foi uma experiência incrível", descreve.
Nas palavras da mais recente mãe, o trabalho da equipe foi excelente, com toda assistência que lhe garantiu um parto seguro do começo ao fim. "Graças a esse suporte, consegui o parto natural que eu sempre quis, e o melhor de tudo isso foi estar em casa, com as minhas filhas participando desse momento tão importante para nossa família. Estamos muito felizes por ter escolhido a Lumen, e muito gratos por todo o cuidado e amor com nossa família", reconhece.
A empresária Juliana Salvador Wchholz, de 35 anos, chegou até a Lumen com o desejo de ter algum profissional que lhe acompanhasse durante o parto do bebê. Logo na primeira visita, ainda gestante, Juliana conta que sentiu o quão preparada estava à equipe e o carinho com que passaram todas as informações. "Nos encontros que antecederam o parto, conversamos sobre tudo que poderia acontecer de bom e tudo que poderia sair de forma diferente do que combinamos. Lu, May e Layla sempre dispostas a me ajudar, com qualquer dúvida ou medo durante as últimas semanas de espera", recorda.
No dia em que o pequeno resolveu nascer, tudo aconteceu rápido demais, e pelas mãos das enfermeiras, a mãe se sentiu acolhida e forte. "Durante o parto, que é o momento mais delicado e lindo da vida de uma mulher, elas respeitaram minhas escolhas, me deram dicas de como me sentir mais confortável e confiante, apesar das dores intensas. A experiência de ganhar meu segundo filho na minha casa foi muito bonita e diferente do meu primeiro parto, que foi no hospital. Todo o acolhimento, respeito e carinho, principalmente nas primeiras horas depois do parto, foi muito importante e delicado. É muito bom saber que existem profissionais que conseguem ajudar as mulheres a conhecer o próprio corpo e assim poder parir e amamentar", diz Juliana.
"Acolhimento é o que sinto ao pensar na equipe Lumen. Acolhimento do pré-natal ao pós-parto, acolhimento à família e, principalmente, acolhimento à mãe que está prestes a nascer", diz a advogada Angélica Cristina Castelli Rosso e Silva, de 33 anos.
Acolhimento aliado à técnica e a especialidade que a equipe possui foi o que levou Angélica e o esposo Dionísio a escolherem pelo parto domiciliar. Desde as consultas do pré-natal, ela já sentiu segurança e também um laço forte de interação e amizade. "O parto domiciliar com a equipe Lumen foi a melhor escolha que eu e meu esposo tivemos. Uma equipe que detém conhecimento técnico, amabilidade, respeito e aconchego, além de toda segurança que dispõe com a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo de parto e pós-parto. Só tenho a agradecer pelo trabalho, carinho e amizade da equipe", celebra Angélica
Conheça sobre parto domiciliar planejado, informação é poder para um parto respeitoso e humanizado. Os serviços da Lumen contemplam acompanhamento pré-natal, preparação para o parto e cuidados no pós-parto; assistência ao parto domiciliar planejado, serviço de acompanhamento pré-hospitalar e hospitalar, consultoria de amamentação, cursos de preparação para o parto, pintura gestacional e cuidados com recém-nascido.
Para outras informações, confira o @lumen_partodomiciliar, e o site: www.lumenpartodomiciliar.com.br. O telefone de contato é o: (67) 9817-85111 - chame aqui.