Além de números impressionantes e dedicação das equipes, empresa mudou o perfil da cidade com Coleta Seletiva
A Solurb assumiu em 2012 a concessão de serviço de limpeza urbana e ao completar 10 anos faz um balanço altamente positivo de sua atuação na capital. “A cidade está chegando a 1 milhão de habitantes. Uma considerável evolução, e nessa última década os serviços precisaram evoluir rapidamente, acompanhando esse ritmo. Nos orgulhamos de entregar aos campo-grandenses uma cidade melhor a cada dia”, afirma o superintendente Lucas Dolzan.
A coleta convencional é o serviço mais reconhecido por todos, que exige maior estrutura e equipe para cobrir a cidade toda e que sempre precisa acompanhar também o crescimento do volume de lixo que a população produz.
Em 2012 a produção mensal era de 20.500 toneladas. Em 2022 esse número atingiu 23.000 toneladas, crescimento de mais de 10 % em uma década.
“E é justamente nesse serviço, com maior nível de exigência, que temos o reconhecimento da satisfação dos cidadãos. São 96% de aprovação desde 2021. Esse índice é medido anualmente, através de pesquisa independente que monitora a qualidade dos nossos serviços”, ressalta o superintendente Elcio Terra.
Mais serviços, maior alcance
Mas os serviços da Solurb prestados por demanda ao município vão além: tem a capina e roçada de praças, limpeza de bocas de lobo, pintura de meio fio e limpeza de feiras livres.
Um dos serviços implantados neste período e que mudou o perfil da cidade foi a Coleta Seletiva, que tornou Campo Grande uma das capitais com o maior índice de participação da população. São mais de 200 LEV’s (Locais de Entrega Voluntária) e 5 Ecopontos para descarte de materiais recicláveis e inservíveis, que junto da coleta domiciliar porta e porta dão cobertura de 100% da cidade com a coleta seletiva.
Educação ambiental reciclando atitudes
A adoção e participação da Coleta Seletiva na vida das pessoas não é uma tarefa natural. Nessa década foi preciso muito trabalho da equipe de Educação Ambiental da Solurb, coordenada por Mara Calvis, pedagoga especializada no assunto.
Inúmeras ações foram desenvolvidas junto às escolas e população, criando a cultura da reciclagem e separação de resíduos. Os números de alcance deste trabalho impressionam: já foram mais de 185.000 pessoas envolvidas e nos trabalhos porta a porta foram mais de 280.000 munícipes
“Temos um apoio de peso neste Programa de Educação Ambiental, que é o Solurbinho, nosso mascote. O personagem é envolvente e está sempre presente em todas as ações. Ele representa nossos coletores e colaboradores, que são o orgulho e carregam a imagem da empresa junto ao público”, pontua o superintendente Élcio Terra.
Números que impressionam
E não é apenas o volume de lixo produzido pela cidade que impressiona em números.
“Infelizmente, temos números que não são bons e que a cidade precisa melhorar. Temos em média cinco acidentes de trabalho ao mês, por conta de vidros, agulhas e itens perfurocortantes mal embalados, e que ferem nossos coletores. E alguns casos de mordida de cães. A população ainda precisa cuidar mais de quem cuida da cidade. Nossa meta é diminuir esses números e o trabalho é incansável”, lamenta o superintendente Lucas Dolzan.
Mas a Solurb tem também outros dados surpreendentes: Um coletor, por exemplo, que acompanha os caminhões corre a cada 3 dias o equivalente a uma São Silvestre. A frota de caminhões, que é renovada periodicamente e hoje conta com 82 veículos, percorre em mais de 300 mil km por mês.
Dos 1.000 colaboradores atuais da empresa, mais de 200 estão na Solurb desde o início da empresa, construindo a história de amor pela cidade, cuidando bem dela, todos os dias, nos últimos 10 anos.
E, em todo colaborador é possível perceber completo alinhamento com a missão de fazer tudo por Campo Grande, tornando a Solurb um orgulho de todos os campo- grandenses.
Se precisar, chame a Solurb pelo Whatsapp clicando aqui.