ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Conteúdo Patrocinado

Técnica inovadora no Estado trata escoliose sem precisar de cirurgia

Fisioterapeuta usa técnicas alemã e espanhola para ajudar pacientes a recuperarem a saúde e o bem-estar

Post Patrocinado | 01/06/2022 07:30
Fisioterapeuta mostra um dos exercícios feitos durante o tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)
Fisioterapeuta mostra um dos exercícios feitos durante o tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)

A escoliose é uma doença que afeta a vida de diversos brasileiros e, muitas vezes, a maioria recorre à cirurgia sem saber que é possível fazer um tratamento mais seguro e menos invasivo. Em Campo Grande, a fisioterapeuta com 13 anos de experiência na área e especialista em escoliose Paula Renata Silva utiliza métodos da Alemanha e Espanha para tratar os pacientes e os ajudar a recuperar a qualidade de vida.

Na Bella Fisio, os pacientes têm acesso ao método pioneiro no Mato Grosso do Sul diretamente com a profissional, que é a única do Estado certificada pela Barcelona Scoliosis Physical Therapy School e a International Schroth Three Dimensional Scoliosis Therapy. Os métodos espanhol e alemão utilizam exercícios específicos que possuem evidências científicas nível 1.

Para quem não sabe se tem ou não escoliose, a especialista explica sobre a doença e a característica dela. “É uma deformidade da coluna tridimensional da coluna vertebral. O mecanismo de lesão é torcional, a coluna inclina, roda e extende”, explica. Para ser considerado uma escoliose precisa apresentar no exame de raio x grau de cobb 10° igual ou acima .

Fisioterapeuta explica para paciente o tratamento feito na clínica. (Foto: Kísie Ainoã)
Fisioterapeuta explica para paciente o tratamento feito na clínica. (Foto: Kísie Ainoã)

A fisioterapeuta destaca quais são os objetivos do tratamento realizado na Bella Fisio e a sua importância.

O objetivo é controlar a progressão da curva, prevenir as complicações futuras, melhorar o aspecto estético e dar qualidade de vida ao paciente", fala.

Com um atendimento personalizado e atencioso, a profissional trabalha com diferentes casos de escoliose.

“Nós temos a escoliose idiopática, onde 80% dos casos são em adolescentes, que é mais comum no gênero feminino. Na escoliose não idiopática, temos a congênita, por exemplo, vértebras em cunha e hemivértebras. Temos a neuromuscular, exemplo dela é a paralisia cerebral", esclarece.

A fisioterapeuta elucida que tem um período em que pode ocorrer o desenvolvimento acelerado da escoliose.

Fisioterapeuta mostra como é realizado o teste de adams , junto com escoliometro. Utiliza-se o escoliometro para verificar o ângulo de rotação de tronco (Foto: Kísie Ainoã)
Fisioterapeuta mostra como é realizado o teste de adams , junto com escoliometro. Utiliza-se o escoliometro para verificar o ângulo de rotação de tronco (Foto: Kísie Ainoã)

Em relação ao principal diagnóstico, a fisioterapeuta destaca que o teste de Adams é de simples execução e quais são os sinais que atestam que o paciente tem a doença. "A existência de gibosidade na torácica ou lombar na curva favorece o diagnóstico.

A curva mais comum na escoliose idiopática é a dupla torácica direita e lombar esquerda. Nós temos a classificação de Ricci, que corresponde ao grau de ossificação e fusão da apófise ilíaca, então temos grau zero sem ossificação, grau 1 até 25 graus , grau 2 de 26 a 50%, grau 3 de 51 a 71%, grau 4 de 76% e grau cinco que é a fusão completada apófise, ou seja, o osso está formado e a criança não vai mais crescer”, fala.

Embora não tenha cura, a escoliose tem tratamento e é comprovado cientificamente a melhoria que apresenta na vida dos pacientes. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, melhor será o prognóstico. Na clínica, o paciente será acompanhado pela fisioterapeuta e uma equipe multidiciplinar, que o ajudará a executar os exercícios que podem corrigir o desvio na coluna e o guiar durante o processo de tratamento.

Em alguns casos, a fisioterapeuta indica o uso de colete e a rotina de exercícios. "Esse colete 3D pode ser utilizado, geralmente, grau de 0 a 2, a partir de 25 a 40 graus e junto com exercícios específicos com evidência científica nível 1”, reforça.

Através dos exercícios, fisioterapeuta ajuda o paciente no tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)
Através dos exercícios, fisioterapeuta ajuda o paciente no tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)

Dependendo do nível de escoliose, o paciente não precisa se submeter a cirurgia. Na Bella Fisio, o mesmo terá todo o suporte necessário para realizar o tratamento e entender passo a passo do processo. Procure a fisioterapeuta e especialista em escoliose que é a única do Estado com certificado das duas principais escolas mundiais.

                          Junho Verde é o mês da conscientização da escoliose 

A Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose (SOSORT), como o próprio nome diz, é uma Sociedade Internacional comprometida em estudar e produzir material científico que suporte a prática clínica baseada em evidências. O objetivo é destacar a necessidade crescente de educação , detecção precoce e conscientização do público sobre a escoliose e sua prevalência na comunidade.

Conheça o trabalho da clínica, os telefones de contato são o (67) 99287-4269 e (67) 3322-2773.

A Bella Fisio está localizada na Rua Marechal Rondon, 400, Bairro Amambai (veja como chegar).

Não perca as novidades, siga @bellafisioms e o Instagram da fisioterapeuta @dra.paularenata.

Fisioterapeuta é especialista no tratamento de escoliose. (Foto: Kísie Ainoã)
Fisioterapeuta é especialista no tratamento de escoliose. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias