ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 29º

Conteúdo Patrocinado

Urandir Fernandes cria cidade-modelo e vira referência mundial

O sul-mato-grossense é CEO do BDM DIGITAL e da cidade futurista Zigurats

Post Patrocinado | 23/12/2022 07:45
Líder nato, Urandir criou ecossistema para reunir cientistas do mundo todo e com isso difundir a ciência (foto: divulgação).
Líder nato, Urandir criou ecossistema para reunir cientistas do mundo todo e com isso difundir a ciência (foto: divulgação).

O empreendedor e filantropo Urandir Fernandes tornou-se referência mundial por idealizar a cidade Zigurats, localizada no interior do Mato Grosso do Sul e por firmar parcerias com órgãos públicos e privados através dos seus projetos socioeconômicos.

Líder nato há três décadas, Urandir Fernandes organizou um laboratório de ideias chamado Dakila Pesquisas, composto por pesquisadores nacionais e estrangeiros, cientistas, estudantes e empresários com a finalidade de analisar, catalogar e identificar soluções às demandas globais.

Por meio da Associação Dakila Pesquisas, criou-se um ecossistema empresarial regional e um “guarda-chuva teórico” que tem servido como incubador de pesquisas e atividades, tendo como principal característica a oferta de produtos que possuem significativo grau de inovação.

O ecossistema Dakila, desta forma, tornou-se o principal lócus de formação de negócios no interior do estado de Mato Grosso do Sul, de modo a oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empresário que tenha por objetivo facilitar o desenvolvimento tecnológico e o acesso a mercados dos ativos digitais.

Os empreendimentos (BDM DIGITAL, BDM Bank, 067 Vinhos, 067 Wash Lavanderia, BKC – Brazilian Kimberlite Clay, BKC Cerâmica, OP Suplementos Naturais, Dourado Cash, Pantanal General Trading, Kion Cosmetics, ‘Tá na mão’ Materiais de Construção, Recanto de Peabiru, Recanto de Havalon, entre outras empresas) servem de facilitadores para o desenvolvimento de suas pesquisas realizada por meio de Ações socioeconômicas e da promoção de ensino e pesquisa fomentados por seu benfeitor-mantenedor.

Desde sua criação em 1997, as atividades fomentadas têm servido de framework para análise de resultados, soluções socioeconômicas, geoprocessamento de dados, estratégias para fomentar o turismo da região e novos horizontes de empreendedorismo incentivado pelo trabalho idôneo e comprometido de Urandir Fernandes.

Dakila Pesquisas está presente em todos os estados brasileiros e em 15 países por meio de sua rede de núcleos, colaboradores e parceiros. Assim, mais de 700 mil pessoas acompanham suas atividades em diversas áreas do conhecimento.

Por meio das startups BDM DIGITAL e BDM Bank, Urandir recentemente estreitou laços e fechou grandes parcerias com os Emirados Árabes, trazendo avanços pioneiros ao Comércio Exterior e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul.

Urandi, terceiro da esquerda para a direita, recebe homenagem nos Emirados Árabes Unidos (foto: divulgação).
Urandi, terceiro da esquerda para a direita, recebe homenagem nos Emirados Árabes Unidos (foto: divulgação).

Prêmios e homenagens

As homenagens e reconhecimentos que Urandir Fernandes tem recebido, por sua atuação empreendedora, deram início em 2018, sendo a primeira delas em junho, com o Diploma e Medalha de Mérito Cabo Carlos Adalberto Ilha de Macedo, entregue pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (ABFIP), em decorrência da atuação junto às Forças de Segurança, enaltecendo o nome do Brasil. Além de Urandir, outros pesquisadores do Instituto Dakila Pesquisas também foram agraciados com este reconhecimento.

De lá para cá, o cientista somou dezenas de importantes outros títulos como: homenagem da ALEMS; título de cidadão rochedense; Medalha de Honra ao Mérito - Câmara Municipal de Corguinho (MS); Cidadão Ilustre do Município de Carapeguá - Paraguai; Troféu Deputado Nelson Trad; Medalha Tiradentes - Comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; Personalidade Brasil - União das Câmaras do Estado de Mato Grosso do Sul; The Winner 2019 Trophy Awards - Internacional Business Magazine; Título de Cidadão Campo-Grandense; Medalha Mérito Municipalista em Educação - União de Vereadores do Brasil; Master Águia Americana - São Paulo; Visitante Ilustre – Luque e Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito “Cidadão Nota 10”; Prêmio MBA – CONFEP.

Cientista é mundialmente premiado por seus feitos (foto: divulgação).
Cientista é mundialmente premiado por seus feitos (foto: divulgação).

Também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Especial de Rochedo; Destaques do Ano 2021 - Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul; Agradecimento ao Apoio Sabor à Prova - TVMS Record e Senac MS; Desbravador - 067 Vinhos; Reconhecimento pelo fomento e integração sócio-cultural - Luque, Caacupe e Yaguaron; Troféu de Excelência - Future Innovation Summit; Homenagem ao Apoio - “JOKER – Escola de Pilotos de Caça” e “Fumaça 70”; Agradecimento aos Serviços Prestados a Mato Grosso do Sul - União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS); Troféu Os Melhores da Cidade - Rede MS Record; Voto de Aplauso - Câmara Municipal de João Pessoa na Paraíba e destaque na 3ª edição do Future Innovation Summit.

Cidade Zigurats

No começo da década de 1990, Urandir e um grupo de pioneiros perceberam a necessidade de colocar em prática algumas ideias de gestão urbana e planejamento socioambiental iniciando, então, um audacioso projeto de construção de uma cidade autossustentável que que pudesse servir de “case de sucesso” aos gestores urbanos. Foi então em Corguinho, interior do Mato Grosso do Sul, que começaram a formular as diretrizes e normas para o projeto do que hoje se entende como Cidade Zigurats.

Localizada no interior de Mato Grosso do Sul, a Cidade Zigurats encanta os seus visitantes pela sua arquitetura futurista, design inovador, gestão energética e tecnologia. Diversas pessoas do Brasil e do mundo já passaram pela região para conhecer a famosa cidade com ruas geometricamente projetadas, casas com tetos abobodados, paredes arredondadas e monumentos escalonados. A atração é tão grande que recentemente a cidade hospedou sua primeira cerimônia de casamento com festa para centenas de convidados que ficaram maravilhados com o que puderem ver de perto.

Tudo em Zigurats segue um plano bem definido: sua infraestrutura urbana e planejamento socioambiental tem padrão único de construção com fundamento de proporcionar sustentabilidade e bem-estar por toda a sua extensão.

Foto tirada por drone na Cidade Zigurats (foto: divulgação).
Foto tirada por drone na Cidade Zigurats (foto: divulgação).

Voltada ao saber, à tecnologia e à criatividade, Zigurats e região possui monumentos, observatórios astronômicos, maquetes de estudo, relógios solares, centros tecnológicos, hortas, parques de diversão para as crianças, campos de futebol, pomares, jardins suspensos, trilhas, circuitos planejados, jazidas de argila, galerias subterrâneas, cavernas, rios, cachoeiras e outras atrações.

Ainda, a cidade futurista oferece anfiteatros, auditórios e refeitórios destinados a aulas, palestras, seminários, dinâmicas, treinamentos e reuniões e toda a estrutura necessária para receber e alocar centenas de pessoas.

Quem visita o local, também poderá se deparar com um Centro de Inovação Científica e Tecnológica, o CICTEC, que conta com o primeiro observatório astronômico do Mato Grosso do Sul.

A cidade é totalmente distinta dos padrões já estabelecidos: é única desde o formato das casas, com base nas pesquisas de arquitetura, engenharia, matemática e bio-construção, até a maneira de se alimentar ou de gerar energia, com pesquisas nas áreas de malha eletromagnética, energia livre, agricultura e nutrição.

Ela é também um “experimento” social, no qual se verifica como inovações em CT&I poderiam impactar de forma positiva no desenvolvimento de uma sociedade.

O nome 

Os Zigurates (com "e") históricos eram construções escalonadas presentes entre as culturas dos povos sumérios e babilônicos, assim como dentre diversas outras civilizações ao redor do mundo. Faz referência a uma das áreas de estudos do  Dakila Pesquisas, que é a de pesquisar os povos antigos, civilizações que deixaram um legado que ainda está presente em diversas áreas do nosso conhecimento atual, tendo, inclusive, expedições a distintos lugares do mundo para descobrir, coletar dados e resgatar aquele conhecimento que foi deixado e acabou se perdendo no tempo.

A Cidade Zigurats - Sede do Ecossistema Dakila está localizada a 88 km da MS-080 acesso a Rochedo, Corguinho - MS CEP: 79460-000.

Informações sobre turismo, pesquisa e outros podem ser obtidas no celular (67) 9 9923-4721 (Clique aqui), ou pelo e-mail contato@dakila.com.br ou portal https://cidadezigurats.com.br.

Siga as redes sociais da Cidade Zigurats (@cidadezigurats), do seu idealizador Urandir Fernandes (@urandir_oliveira), do BDM Digital (@bdmercantil), da 067 Vinhos (@067vinhos), e do Instituto Dakila Pesquisas (@dakilapesquisas) para acompanhar os trabalhos realizados.

Nos siga no Google Notícias