ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Aposentada flagra descarte irregular de frutas e verduras no Jardim Veraneio

A aposentada Ana Telma, de 66 anos, observou a situação e fez os registros por voltas das 18h de quarta-feira

Por Gabriel de Matos | 21/12/2023 17:09

A aposentada Ana Telma Melo Barão, de 66 anos, flagrou uma situação de descarte irregular de lixo na Rua Rio Doce, no Jardim Veraneio. Conforme o relato, uma mulher desembarcou de um caminhão-baú e foi deixando frutas e verduras estragadas no local. A via dá acesso à Rodovia BR-163.

"Era uma mulher que estava descartando. A nossa rua fica intransitável. Pedimos limpeza", disse Ana Telma.

Ela complementou citando que o caso foi flagrado por volta das 18h da quarta-feira (20). No outro dia, ela voltou e filmou caixas de verduras e frutas estragadas no local. "Quando a mulher me viu, se escondeu atrás do veículo".

A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), pasta que fiscaliza terrenos baldios e o descarte irregular de lixo em Campo Grande. Ainda não houve retorno sobre o caso.

Aposentada flagra descarte irregular de frutas e verduras no Jardim Veraneio
Caminhão suspeito de ser utilizado no descarte de lixo na Rua Rio Doce (Foto: Direto das Ruas)

A Semadur informa que o descarte irregular de resíduos em vias públicas configura crime ambiental, portanto, deve ser denunciado. Destacamos que nos casos onde o cidadão presenciar rotineiramente o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou nas vias públicas, que efetue de imediato a denúncia à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153 para que o autor seja flagrado realizando o descarte.

Já nos casos em que se configura a má conservação dos terrenos baldios, pois já foram descartados indevidamente os resíduos, as denúncias devem ser direcionadas à Semadur através da Central de Atendimento 156.

O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderá por crime ambiental e caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur será Autuado, via processo administrativo, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do município de Campo Grande. A multa neste caso varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias