ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Aposentada flagra descarte irregular de frutas e verduras no Jardim Veraneio

A aposentada Ana Telma, de 66 anos, observou a situação e fez os registros por voltas das 18h de quarta-feira

Por Gabriel de Matos | 21/12/2023 17:09

A aposentada Ana Telma Melo Barão, de 66 anos, flagrou uma situação de descarte irregular de lixo na Rua Rio Doce, no Jardim Veraneio. Conforme o relato, uma mulher desembarcou de um caminhão-baú e foi deixando frutas e verduras estragadas no local. A via dá acesso à Rodovia BR-163.

"Era uma mulher que estava descartando. A nossa rua fica intransitável. Pedimos limpeza", disse Ana Telma.

Ela complementou citando que o caso foi flagrado por volta das 18h da quarta-feira (20). No outro dia, ela voltou e filmou caixas de verduras e frutas estragadas no local. "Quando a mulher me viu, se escondeu atrás do veículo".

A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), pasta que fiscaliza terrenos baldios e o descarte irregular de lixo em Campo Grande. Ainda não houve retorno sobre o caso.

Caminhão suspeito de ser utilizado no descarte de lixo na Rua Rio Doce (Foto: Direto das Ruas)
Caminhão suspeito de ser utilizado no descarte de lixo na Rua Rio Doce (Foto: Direto das Ruas)

A Semadur informa que o descarte irregular de resíduos em vias públicas configura crime ambiental, portanto, deve ser denunciado. Destacamos que nos casos onde o cidadão presenciar rotineiramente o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou nas vias públicas, que efetue de imediato a denúncia à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153 para que o autor seja flagrado realizando o descarte.

Já nos casos em que se configura a má conservação dos terrenos baldios, pois já foram descartados indevidamente os resíduos, as denúncias devem ser direcionadas à Semadur através da Central de Atendimento 156.

O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderá por crime ambiental e caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur será Autuado, via processo administrativo, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do município de Campo Grande. A multa neste caso varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias