Arara-canindé é resgatada de roda de carro após cair de ninho em temporal
Empresário abrigou a ave na oficina até a chegada do resgate hoje, na Vila Piratininga
Um filhote de arara-canindé foi resgatado de oficina na Rua Coroados, na Vila Piratininga, no fim da manhã desta quinta-feira (5). O empresário Claudemir Cardoso dos Santos, 34 anos, foi responsável por abrigar a ave até o resgate e desconfia que ela tenha caído do ninho durante o temporal que atingiu Campo Grande.
Na manhã de ontem (4), o empresário encontrou o filhote caído na calçada e ligou para a PMA (Polícia Militar Ambiental), que aconselhou acionar o Instituto Arara Azul para realizar o resgate. “Ela estava em frente da oficina, bem molhada e torta”, descreve.
O empresário abrigou a ave na oficina, até a chegada do resgate nesta manhã. Assustada, a arara acabou indo parar na roda de um dos carros da oficina. “Ela ficou aqui andando de um lado pro outro, e aí foi parar dentro do carro, se escondeu ali pra se proteger”, explica.
A arara foi resgatada por volta das 10h30 e devolvida para a árvore de onde caiu. A ave possui anilha de identificação do Instituto Arara Azul e costuma ficar em um ninho localizado em uma árvore na mesma quadra da oficina.
Nas imagens registradas pelo empresário, a arara é resgatada da roda do carro por voluntários do Instituto Arara Azul e devolvida ao seu habitat sem nenhum ferimento.
Claudemir narra que o episódio foi inédito. Foi a primeira vez que teve oportunidade de ver uma ave do tipo de perto. “A gente ficou surpreso por ter visto, é muito bonita. Apesar de brava, muito bonita”.
Em dezembro, o Campo Grande News flagrou caso semelhante, de arara que foi vista na porta da casa de aposentada, no Bairro Tiradentes. Profissionais da área explicaram que filhotes em desenvolvimento começam a aprender a voar, mas nem sempre conseguem voltar aos ninhos e acabam "vagando" pelo chão. A orientação é que, caso consiga se aproximar, é preciso colocar a ave em um lugar alto, perto do ninho, que os pais se encarregam do resto.
Caso a pessoa tenha receio e não saiba identificar algum problema, deve acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental), no telefone 3357-1501, o Instituto Arara Azul, no 3222-1205, ou a guarda ambiental.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.