ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Após resgate, jovem arara cai novamente de árvore, para desespero de moradores

Ave que está sendo monitorada pelos pais ainda está aprendendo a voar, segundo bióloga

Jhefferson Gamarra e Karine Alencar | 16/12/2022 18:45
Após resgate, jovem arara cai novamente de árvore, para desespero de moradores
Ave foi colocada novamente em uma árvore (Foto: Kísie Ainoã)

A jovem arara-canindé, que ainda não aprendeu a voar, caiu novamente do ninho na tarde desta sexta-feira (16) e mobilizou moradores no Tiradentes. Na manhã de ontem (15), o Instituto Arara Azul foi acionado para o resgate e realocou a ave no ninho, onde foi deixada aos cuidados dos pais.

Após resgate, jovem arara cai novamente de árvore, para desespero de moradores
Sem saber voar, arara ficou caminhando em solo (Foto: Direto das Ruas)

“Os pais ficam cuidando, fazendo barulho de outra árvore. Eles ficam se comunicando, mas ela não consegue voar. Hoje estavam dando comida pra ela, quando ela escorregou e caiu mais uma vez”, relatou Julia Takerara, 19 anos, moradora do bairro que está há dias vigiando o animal.

Conforme informado pelo Instituto Arara Azul, na fase de aprendizado de voo, as jovens araras saem dos ninhos e podem se atrapalhar caso tenha algum obstáculo, como rede de energia ou árvores. Nesta situação, a arara precisa de ajuda para ser realocada no ninho, pois não tem impulso para alçar voo.

Com a nova queda da arara, o instituto foi mais uma vez chamado ao local e como não foram encontrados ferimentos, a ave será colocada mais uma vez em galhos de árvores. “Conversei com a bióloga que estava ontem e ela indicou colocar na mesma arvore que estava ontem, para que ela possa empoleirar. Vamos colocar no mais alto que conseguir e usar um rodo e uma escada. Vamos ver como ela vai reagir”, explicou a bióloga Fernanda Fontoura.

Em casos semelhantes, a orientação é deixar o animal aos cuidados dos pais. Caso a pessoa tenha receio e não saiba identificar algum problema, deve acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental), no telefone 3357-1501, o Instituto Arara Azul, no 3222-1205, ou a guarda ambiental.

Nos siga no Google Notícias