Machucada, arara-canindé é resgatada em frente a loja de chocolates
Animal aparentava estar com asa ferida desde às 8h na calçada de estabelecimento
Uma arara-canindé adulta foi resgatada na manhã deste sábado na Rua Goiás, no Jardim dos Estados, em Campo Grande. A Guarda Municipal Ambiental foi a responsável por recolher o animal que estava aparentemente com a asa quebrada e na calçada de uma loja de chocolates. A ave será encaminhada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para realização de exames.
Quem acionou o resgate foi Eduarda Scherer, proprietária do estabelecimento comercial. Ela conta que o animal estava desde às 8h na calçada. “Eu cheguei pela manhã para trabalhar e a arara estava assustada e aparentava estar com a asa machucada”. O contato foi pelo 153, canal direto de atendimento com a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
O guarda ambiental Giuliano Albuquerque explicou que a arara vai para o Cras realizar exames e passar por processo de reabilitação. Quando estiver com saúde será devolvida à região onde foi encontrada.
Os guardas municipais informaram que este foi o terceiro animal resgatado no sábado. O primeiro foi um filhote de coruja no Hospital Universitário, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O segundo foi um filhote de passarinho, esse entregue na base da Guarda Civil.
A orientação quando encontrar um animal silvestre em situação de perigo é contatar a PMA (Polícia Militar Ambiental) ou a Guarda Civil Metropolitana. Os contatos são o 190 e o 153. Além disso, não é recomendado que a população resgate o animal por conta própria.