Ave rara, urutau invade residência no Centro e assusta moradora
Ave foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental com ferimentos na cabeça, bico e asas
A técnica de enfermagem Elisângela Pereira dos Santos, 44 anos, foi surpreendida pela visita de um pássaro urutau, na manhã desta segunda-feira (3). Ele entrou na residência na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Campo Grande. A ave rara foi resgatada com ferimentos na cabeça, asas e bico.
A visita assustou a enfermeira, que ao acordar se deparou com a ave sobrevoando a sala da casa. Elisângela conta que na noite anterior esqueceu a janela aberta, por onde o pássaro entrou.
A suspeita é de que o animal tenha se debatido nas paredes, pois segundo relato, o teto estava sujo de sangue. "Acordei com ele arranhando minha porta. A minha sala cheia de pena, o teto cheio de sangue".
A enfermeira acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental) para fazer o resgate e informou que a ave foi levada com ferimentos para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde deve receber tratamento antes de ser solto em seu habitat natural.
Região central - Ainda na manhã desta segunda, o educador Gilson Francisco dos Santos, 54 anos, viu outra ave, da mesma especie, na Rua Pernambuco, esquina com a 25 de Dezembro. "Ele está nessa fiação, creio eu que deve estar confundido [com o ninho]". A cena chamou a atenção do educador, que parou para registrar o momento.
Outro caso - Neste final de semana, a ave também foi avistada por moradores do interior do Estado, na cidade de Ivinhema, a 282 quilômetros de Campo Grande. As imagens foram registradas por Geraldo Cavalcante, que recebeu a visita na ave na porta de casa. 'Lindo esse pássaro, a natureza está aqui, coisa linda", comenta.
Ave famosa por ser mestre dos disfarces, também é conhecida como mãe-da-lua ou pássaro pau, devido a sua capacidade de se camuflar sobre troncos e árvores, o que pode ser observado nas imagens. O urutau pode ficar imóvel por várias horas para despistar predadores.
Lenda - Devido à aparência e canto melancólico, a ave é considerada um mito das lendas sertanejas. A mais popular diz que ela seria uma mulher, que se transformou em pássaro após perder seu amor. O canto também seria um presságio ou aviso de morte de algum familiar.
Resgate - A PMA reforça que deve ser chamada apenas em casos de animais silvestres feridos, com risco de morte ou oferecendo um risco às pessoas, como no caso da ave que apareceu na residência pela manhã.
Quando o animal está em boas condições, o correto é deixar que ele volte para o local de onde veio. Os telefones da PMA em Campo Grande são o (67) 3357-1500 e o (67) 99984-5013.