ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Consumidor percebe CPF diferente em nota e acusa restaurante de fraude

Cadastro em questão já chegou a realizar compras 11 vezes em um só dia

Izabela Cavalcanti | 04/08/2023 16:13
Consumidor mostra nota fiscal com o CPF diferente do dele (Foto: Direto das Ruas)
Consumidor mostra nota fiscal com o CPF diferente do dele (Foto: Direto das Ruas)

O policial militar Alexandro dos Santos, de 33 anos, se surpreendeu ao receber a nota fiscal de uma compra realizada em pizzaria na Rua Ceará. O CPF estava diferente do dele para ser cadastrado no Nota MS Premiada.

O cliente conta que, na terça-feira (1°) à noite, pediu duas pizzas no estabelecimento. Ao fim do telefonema, não foi perguntado o CPF, mas quando a nota chegou em sua casa junto com o pedido, tinha outro número de cadastro.

Depois disso, Alexandre entrou em contato com o estabelecimento e explicou o ocorrido, sendo gerada outra nota, com outras dezenas.

“Por curiosidade, fui verificar o CPF colocado em minha nota e por coincidência tinha várias compras no mesmo dia cadastrada para esse CPF, todos os dias várias dezenas são cadastradas nesse CPF, o que dá a entender que eles fazem isso com várias pessoas que acaba passando despercebido”, comentou.

Em resposta ao jornal Campo Grande News, o dono da pizzaria, Eduardo de Souza, informou que o CPF cadastrado se refere a um cliente e não a um funcionário da loja.

“É automático puxar o CPF na nota e puxa o endereço cadastrado, mas a gente pode alterar se for solicitado. Nós nunca negamos CPF para cliente”, disse. No entanto, o nome dos estabelecimentos não aparecem no sistema. Ainda como justificativa, Eduardo diz que tem 20 anos no mercado e que não faria isso.

A equipe chegou a pesquisar o CPF em questão no site da Nota Premiada e identificou que no mês de julho, por exemplo, foram realizadas compras todos os dias. Somente no dia 29 de julho, foram feitos 11 cadastros no mesmo CPF.

A Unidade de Educação Fiscal da Sefaz/MS (Secretaria Estadual de Fazenda), que coordena o programa, informou que a nota deve conter sempre o CPF do cliente. Ainda conforme a unidade, é considerado fraude e qualquer estabelecimento que fizer a prática pode ser autuado.

Conforme o comunicado, existe a possibilidade também de o cliente não querer colocar o CPF, e o estabelecimento já deixar um outro CPF para utilizar. "Por isso, a importância em solicitar", diz parte da nota.

O consumidor que perceber algo de diferente na nota pode fazer denúncia no site do Programa, clicando aqui.

Direto das Ruas - A informação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias