ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Corte de árvore "cinquentenária" sem autorização deixa moradores indignados

Semadur informou que não autorizou o corte e uma equipe será encaminhada até o local para verificar a situação

Clara Farias | 11/09/2023 11:28
Corte de árvore "cinquentenária" sem autorização deixa moradores indignados
Homem realizando corte de árvore aroeira neste domingo (10). (Foto: Direto das Ruas)

O corte de uma árvore aroeira sem autorização da prefeitura, feito neste domingo (10), causou indignação da vizinhança do residencial no Jardim das Cerejeiras, localizado na região sul de Campo Grande. Moradora, que não quis ser identificada, entrou em contato pelo Direto das Ruas para contar que a árvore "cinquentenária" fazia sombra na área de lazer das crianças do condomínio.

Ela conta que, no mês passado, um dos moradores acionou o Corpo de Bombeiros para realizar a poda da árvore motivado pela grande quantidade de folhas caídas, que o incomodavam. Segundo ela, neste dia, os militares informaram ao morador que ele poderia realizar somente a poda de galhos que oferecessem risco, com a licença ambiental emitida pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Ela relata que o mesmo morador contratou uma pessoa para realizar a poda parcial em julho e o jardineiro retornou para finalizar o corte neste domingo (11). A moradora relata que também sofre com o problema de folhas caídas. "Ao lado da minha casa, tem um ipê, os galhos batem na minha casa e quando ele flore cai um monte de flor e folhas, mas eu nunca pensei em cortar", pontuou a moradora.

Corte de árvore "cinquentenária" sem autorização deixa moradores indignados
Árvore Aroeira em março de 2023, antes de ser cortada (Foto: Reprodução/ Google Maps)
Corte de árvore "cinquentenária" sem autorização deixa moradores indignados
Aroeira após ter sido parcialmente podada há 40 dias, ao fundo de ipê florido (Foto: Direto das Ruas)

De acordo com a Lei Complementar n° 184, que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana, no caso de cortes não autorizados, o infrator é obrigado a pagar multa e plantar outra árvore de espécie indicada pelo órgão ambiental municipal no mesmo local ou em local próximo. A multa varia de R$ 614,56 a R$ 21.304,78.

A Semadur informou ao Campo Grande News que o corte foi feito sem a autorização devida e uma equipe será encaminhada até o local para verificação.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias