ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Durante temporal, cratera engoliu metade de rua no Bairro Chácara dos Poderes

Dois carros ficaram atolados em meio à enxurrada e sete homens se arriscaram para tirar os veículos do local

Geniffer Rafaela | 11/03/2023 16:23


Moradores do Bairro Chácara dos Poderes ficaram ilhados após ruas se transformarem em rios após a chuva deste sábado. Em vídeos enviados para o Campo Grande News é possível observar que a água chegou a altura dos joelhos. Ainda na entrada do bairro parte da via, que não possui pavimento asfáltico, cedeu próximo ao córrego da região.

Agda Gomes, de 67 anos, conta que mora na região há 15 anos e sempre que chove as ruas são inundadas: “A EW2 está intransitável. São as águas das chuvas que vem do Jardim Noroeste, vem com muita força. Sempre foi assim”.

A aposentada ainda comentou que a situação piorou desde o início das obras de um novo empreendimento que está sendo feito na região. Ela ainda diz que por não ter nenhuma contenção para a água no bairro, as chácaras da região ficam alagadas.

Durante a chuva de hoje os moradores compartilharam no grupo de mensagens do bairro vídeo que mostra o momento em que um carro fica atolado em meio a enxurrada. Para que o veículo conseguisse sair do local foi necessário que sete homens ajudassem empurrando o carro.

Em outra imagem é possível ver cerca de três carros e uma moto impossibilitados de entrar no bairro, por conta do alagamento. No mesmo ponto é possível observar que metade da rua foi engolida por uma cratera. Algumas árvores também caíram e bloquearam uma via do bairro.

Outra rua do bairro ficou bloqueada por árvore que caiu. (Foto: Direto das Ruas)
Outra rua do bairro ficou bloqueada por árvore que caiu. (Foto: Direto das Ruas)

No dia 2 de fevereiro o Campo Grande News divulgou informações do contrato que prevê uma obra para evitar enxurradas no Jardim Noroeste, na saída para Três Lagoas, e em consequência na Chácara dos Poderes. Com financiamento federal, a obra custará R$ 9,4 milhões.

O contrato e o edital não especificam os quantitativos da obra, porém já em 2021, a prefeitura anunciava a necessidade de implantar 4 quilômetros de redes de drenagem e dois piscinões para receberem a água da chuva e impedir que ruas dos dois bairros virem rios. Além disso, as ações para conter a enxurrada envolvem 1,4 quilômetro de asfalto.

No site da prefeitura é possível verificar o projeto feito para embasar a obra com duração de 360 dias. A reportagem entrou em contato neste sábado (11) com a prefeitura para saber como está andamento dos trabalhos e aguarda retorno.

Por meio de nota a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos) informou que desde sábado equipes estão percorrendo a cidade realizando levantamentos dos pontos mais críticos e dos prejuízos gerados pela chuva desse final de semana.

Também foi dito que as ruas da Chácara dos Poderes, como a SE1 passam por recuperação passando por limpezas e desobstrução da via. No local será colocado material de nivelamento da voçoroca. Equipes ainda realizam a correção das caixas de contenção da bacia a rua NE2. A que foi parcialmente engolida pela cratera foi interditada e a rota alternativa é pela Rua Água Azul.

A Defesa Civil também esteve no local para apoio e levantamento dos dados. A prefeitura ainda informou que as reclamações sobre pontos de alagamento, buracos no pavimento, necessidade de encascalhamento e patrolamento, podem ser enviados através dos canais de comunicação da prefeitura Fala CG 156.

(*) Matéria alterada no dia 13 de Março para acréscimo da resposta da Sisep.

Direto das Ruas -  O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias