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Direto das Ruas

Idoso desmaia em UPA, morre e pacientes reclamam de demora no atendimento

Em vídeo, mulheres dizem ter avisado que homem passava mal

Cassia Modena | 25/06/2023 10:49

Acompanhantes de dois pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, em Campo Grande, relatam que profissionais de saúde do local demoraram para prestar atendimento entre o fim da tarde e a madrugada de sábado (24).

Uma das pessoas que aguardava chegou a desmaiar por volta das 3h. A secretária Evelyn Martins, que saía da unidade naquele momento e gravou vídeo, disse se tratar de um homem idoso, que depois morreu.

"Eu avisei ela" e "a gente fala e vocês acham que a gente está brincando. Não é brincadeira", dizem no vídeo duas das mulheres que acompanhavam o paciente desmaiado.

Evelyn afirma que os técnicos de enfermagem e enfermeiros chegaram a ser avisados que o homem passava mal na recepção. " É um descaso. A unidade estava vazia, tranquila, não tinha motivo para tanta demora", diz.

A secretária soube do falecimento do paciente após enviar mensagem para a filha. "Peguei o contato dela para saber do estado de saúde do idoso. Muito abalada, disse que estavam no velório", conta.

A reportagem também tentou falar com a filha do idoso, mas não teve retorno até o fechamento da matéria.

10h de espera - A secretária relata, ainda, ter ficado 10 horas na mesma UPA esperando o marido, Jocelino Martins, receber atendimento médico após cair de moto.

Motoentregador, ele teve a queda provocada por derrapagem em areia acumulada no asfalto da Rua 25 de Dezembro, no Centro de Campo Grande.

Motoentregador foi para casa, após ficar na UPA por 10 horas (Foto: Direto das Ruas)
Motoentregador foi para casa, após ficar na UPA por 10 horas (Foto: Direto das Ruas)

Ele foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e chegou à unidade por volta das 18h. Saiu às 3h, sem nem ter os ferimentos limpos. "Ficou em observação até 0h, esperamos médico por um bom tempo e tive que evadir com ele da UPA, porque estava demorando demais e estávamos muito cansados e indignados. Saiu com sujeira de asfalto, sem atestado, sem medicamento e sem alta", afirma a mulher.

Jocelino está recebendo cuidados em casa. "Passei na farmácia e comprei curativos e pomada que dispensavam receita médica. Ele está bem", pontua a esposa.

Sesau - A Sesau (Secretaria Municipal de Campo Grande) foi contatada pelo Campo Grande News e negou ter havido demora no atendimento do idoso. Por meio da assessoria de imprensa, a pasta afirmou que o paciente foi "prontamente acolhido" e que decorreram três minutos entre o atendimento e o óbito, sendo que não houve tempo para reverter quadro de infarto, mesmo que a equipe realizasse os procedimentos para reanimação.

Em relação ao caso do motociclista, a secretaria esclareceu que o paciente relatou ter perdido a consciência após a queda, sendo recomendada a observação. A assepsia imediata dos ferimentos não foi feita para não movimentar os membros e cabeça. "Conforme protocolo, o paciente deve ficar sendo observado por no mínimo seis horas, monitorando sinais vitais, avaliando sinais de alteração neurológica e fornecendo orientações sobre sinais de alerta", explica.

A Sesau contesta que ele tenha passado 10 horas sem atendimento. "Como mencionado, o paciente deixou a unidade sem a liberação. Cabe ressaltar que o paciente teve toda a assistência na unidade, sendo prontamente acolhido e avaliado pelos profissionais. Diferente do que é relatado, o mesmo não permaneceu tal período sem atendimento", pontua.

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Atualizada às 12h54 de 25/06 para inserir resposta da Sesau.
Atualizada às 9h43 de 26/06 para inserir complemento à resposta da Sesau.


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