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Direto das Ruas

Idoso desmaia em UPA, morre e pacientes reclamam de demora no atendimento

Em vídeo, mulheres dizem ter avisado que homem passava mal

Cassia Modena | 25/06/2023 10:49

Acompanhantes de dois pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, em Campo Grande, relatam que profissionais de saúde do local demoraram para prestar atendimento entre o fim da tarde e a madrugada de sábado (24).

Uma das pessoas que aguardava chegou a desmaiar por volta das 3h. A secretária Evelyn Martins, que saía da unidade naquele momento e gravou vídeo, disse se tratar de um homem idoso, que depois morreu.

"Eu avisei ela" e "a gente fala e vocês acham que a gente está brincando. Não é brincadeira", dizem no vídeo duas das mulheres que acompanhavam o paciente desmaiado.

Evelyn afirma que os técnicos de enfermagem e enfermeiros chegaram a ser avisados que o homem passava mal na recepção. " É um descaso. A unidade estava vazia, tranquila, não tinha motivo para tanta demora", diz.

A secretária soube do falecimento do paciente após enviar mensagem para a filha. "Peguei o contato dela para saber do estado de saúde do idoso. Muito abalada, disse que estavam no velório", conta.

A reportagem também tentou falar com a filha do idoso, mas não teve retorno até o fechamento da matéria.

10h de espera - A secretária relata, ainda, ter ficado 10 horas na mesma UPA esperando o marido, Jocelino Martins, receber atendimento médico após cair de moto.

Motoentregador, ele teve a queda provocada por derrapagem em areia acumulada no asfalto da Rua 25 de Dezembro, no Centro de Campo Grande.

Idoso desmaia em UPA, morre e pacientes reclamam de demora no atendimento
Motoentregador foi para casa, após ficar na UPA por 10 horas (Foto: Direto das Ruas)

Ele foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e chegou à unidade por volta das 18h. Saiu às 3h, sem nem ter os ferimentos limpos. "Ficou em observação até 0h, esperamos médico por um bom tempo e tive que evadir com ele da UPA, porque estava demorando demais e estávamos muito cansados e indignados. Saiu com sujeira de asfalto, sem atestado, sem medicamento e sem alta", afirma a mulher.

Jocelino está recebendo cuidados em casa. "Passei na farmácia e comprei curativos e pomada que dispensavam receita médica. Ele está bem", pontua a esposa.

Sesau - A Sesau (Secretaria Municipal de Campo Grande) foi contatada pelo Campo Grande News e negou ter havido demora no atendimento do idoso. Por meio da assessoria de imprensa, a pasta afirmou que o paciente foi "prontamente acolhido" e que decorreram três minutos entre o atendimento e o óbito, sendo que não houve tempo para reverter quadro de infarto, mesmo que a equipe realizasse os procedimentos para reanimação.

Em relação ao caso do motociclista, a secretaria esclareceu que o paciente relatou ter perdido a consciência após a queda, sendo recomendada a observação. A assepsia imediata dos ferimentos não foi feita para não movimentar os membros e cabeça. "Conforme protocolo, o paciente deve ficar sendo observado por no mínimo seis horas, monitorando sinais vitais, avaliando sinais de alteração neurológica e fornecendo orientações sobre sinais de alerta", explica.

A Sesau contesta que ele tenha passado 10 horas sem atendimento. "Como mencionado, o paciente deixou a unidade sem a liberação. Cabe ressaltar que o paciente teve toda a assistência na unidade, sendo prontamente acolhido e avaliado pelos profissionais. Diferente do que é relatado, o mesmo não permaneceu tal período sem atendimento", pontua.

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Atualizada às 12h54 de 25/06 para inserir resposta da Sesau.
Atualizada às 9h43 de 26/06 para inserir complemento à resposta da Sesau.


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