No 5º dia útil, cliente fica mais de 3 horas à espera de atendimento em banco
Desta vez, as denúncias se tratam dos bancos Mercantil do Brasil e Santander
Com pessoas em pé do lado de fora das agências, segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), reclamam da espera de atendimento em bancos da Capital nesta quarta-feira (6), 5º dia útil do mês de abril.
Desta vez, as denúncias se tratam dos bancos Mercantil do Brasil e Santander. O servidor público Sidney Quentino de 32 anos, se programou e até precisou faltar o trabalho para ir com a esposa até a agência, mas até agora pouco, quando conversou com a equipe de reportagem, às 16h05, não conseguiu ser atendido.
"Cheguei aqui no banco Mercantil 12h56, entrei, peguei a senha e estou aqui aguardando atendimento com a minha esposa, ela está operada do joelho, com a saúde debilitada e tendo que esperar todas essas horas. Acontece que, eles pedem para a pessoa abrir uma conta e isso leva em média 30 minutos cada atendimento, sendo que só tem quatro funcionários para prestar o serviço", enfatiza Sidney.
Com tanta demora, a autônoma Jennifer Soares de 30 anos, quase desistiu de esperar. Ela conta que chegou 13h50 no Banco Santander e só conseguiu entrar no prédio às 14h23. "Esperei por tanto tempo que já estava quase indo embora, minha filha de seis anos estava comigo e começou a sentir dores nas pernas. Além disso eu tinha que buscar minha neném na escolinha. Tinha uma senhora lá com câncer, em pé, no sol há horas, fiquei com dó e mandei ela ligar para o Procon. Um absurdo isso!", pontua.
Nas fotos encaminhadas ao Direto Das Duas, é possível ver os clientes na fila, do lado de fora do prédio do Banco Santander. Em uma outra imagem, da para ver todos os guichês ocupados enquanto e as demais cadeiras estão lotadas por clientes que seguem no aguardo, no Banco Mercantil do Brasil.
Conforme determinado pela legislação estadual na Lei nº 2.085/2000, as instituições bancárias e financeiras que operam em Mato Grosso do Sul são obrigadas a prestar o atendimento à população no espaço de tempo máximo de 15 minutos. A lei também exige que os bancos forneçam ao cliente uma senha com o registro eletrônico do horário de sua entrada e saída do estabelecimento.
Enquanto isso, a Lei Municipal nº 4303/2005 considera tempo razoável para atendimento a espera de até 20 minutos nos dias de pagamento a servidores públicos, de vencimento de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos. Já nas vésperas de feriados prolongados, esse tempo de atendimento é de até 25 minutos.
O Campo Grande News tentou entrar em contato com as empresas que operam o serviço na Capital, mas não conseguiu conversar com a assessoria até o fechamento desta matéria.
Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.