Paciente denuncia abandono de casal de idosos em Centro Regional de Saúde
Casal foi internado em maio, recebeu alta, mas foi deixado na unidade de saúde
O funileiro Pablo Robert Pereira de 46 anos, paciente que esteve internado com um casal de idosos no CRS (Centro Regional De Saúde ) do Bairro Coophavila II, procurou o Campo Grande News nesta quinta-feira (30), para denunciar o abandono que os idosos têm sofrido por parte da família.
Segundo ele, a mulher de 75 anos e o esposo de 76, foram deixados na unidade em maio, e de lá para cá, ficaram completamente desamparados pelos filhos. "Uma sobrinha responsável por receber a aposentadoria vai lá todos os dias, deixa a marmita e vai embora, só aparece para entregar o almoço, depois some", comenta Pablo.
O homem conta ainda, que só decidiu denunciar o caso porque se comoveu com o "grito de socorro" do idoso. "Depois que entraram lá, logo receberam alta, mas a família não quis levá-los para casa. Eu só mandei para vocês, porque ele me pediu ajuda chorando", afirma.
A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), que confirmou a negligência dos filhos e familiares para com os idosos. Por meio da assessoria, a Secretaria afirma que devido as tentivas de contato com os responsáveis sem qualquer retorno, foi necessário acionar o Poder Público para tomar medidas cabíveis.
"Realmente eles estão na unidade desde maio, entraram com uma emergência clínica, tiveram alta mas foram ficando por lá. Após a liberação, disseram que não tinham para onde ir, a Secretaria tentou contato com familiares e não teve qualquer sucesso. Por conta desse período prolongado na unidade, a situação acabou sendo encaminhada ao Ministério Público e Defensoria Pública. O idoso evadiu e entrou por demanda espontânea no Hospital Regional. Já a mulher deve ficar lá até que encontremos um lugar para abrigá-la.
Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.