ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Pacientes do HU e unidade de saúde sofrem com falta até de ventiladores

No Humap, alguns pacientes estão levando aparelhos ventiladores de casa

Por Gabriel de Matos | 06/10/2023 16:58
Parede onde ficava ventilador enviado para manutenção na Vila Carvalho (Foto: Direto das Ruas)
Parede onde ficava ventilador enviado para manutenção na Vila Carvalho (Foto: Direto das Ruas)

A temperatura conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marca 34ºC em Campo Grande. Enquanto isso, pacientes no setor de enfermaria do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e na USF Dr. Pedro Nango Dobashi - Vila Carvalho sofrem com o calor.

Uma paciente que preferiu não se identificar disse que algumas pessoas estão levando ventiladores de casa para o hospital. "Tem enfermaria que não tem ventilador e nem ar-condicionado, esses últimos dias têm sido bem difíceis", relatou.

A situação foi confirmada pela assessoria de comunicação do hospital. "Realmente há enfermarias sem aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores; que aqueles pacientes que puderem trazer seus próprios ventiladores estão autorizados a entrarem com esses equipamentos".

Já na Vila Carvalho, a situação é crítica na sala de atendimento da unidade de saúde. Uma funcionária que preferiu não se identificar encaminhou fotos mostrando que um ventilador foi retirado. "Estão só os fios e vários pacientes aguardando no calor", contou.

Mais cedo, o Campo Grande News noticiou que pacientes precisaram enfrentar forte calor sem aparelhos de ventilação na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Estrela Dalva. Confira abaixo no vídeo também encaminhado pelo canal Direto das Ruas.

Sobre as situações, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que o ventilador na unidade da Vila Carvalho foi encaminhado para manutenção para melhor funcionamento. Já em relação ao caso do Estrela Dalva, foi informado de que a unidade tomou medidas para amenizar o calor como manter as portas e janelas abertas".

Já o Humap complementou que há planos para a aquisição de novos equipamentos de ar-condicionado. "Mas que por conta da estrutura de energia elétrica ser muito antiga isso só será possível com os recursos do PAC, cujo valor que será liberado será investido na reforma geral do Centro Cirúrgico para ativar seis salas, reforma do ambulatório da clínica médica, sala da hemodinâmica, reestruturação elétrica e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)".

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias