Com ventiladores queimados, pacientes enfrentam calorão em posto de saúde
Dos nove aparelhos de teto, apenas quatro estão funcionando
Com ventiladores queimados, pacientes precisam enfrentar o "calorão" na recepção da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Estrela Dalva, região noroeste da Capital. Por outro lado, consultórios, enfermaria, sala de triagem, curativo e farmácia todos possuem ar-condicionado. Segundo informações, são atendidas entre 150 a 200 pessoas por dia na unidade.
O vídeo enviado ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas mostra que dos nove ventiladores de teto apenas quatro funcionam. O que está instalado na parede também não funciona. Uma funcionária, que pediu para não ser identificada, contou à reportagem que nesta semana um técnico foi até a unidade e constatou que os ventiladores estão queimados.
Ela conta que são atendidas entre 150 a 200 pessoas por dia na unidade, e o fluxo maior de pacientes é na quarta, quinta e sexta-feira, quando tem coleta sanguínea e agendamento para odontologia. Segundo ela, os ventiladores não funcionam em sua totalidade a pelo menos um ano.
"Nós estamos à mercê, pensamos até em fazer vaquinha, mas é injusto porque isso é obrigação do poder público. E aí, nós e os pacientes sofremos né. Não precisava nem arrumar todos, se colocasse um ventilador daqueles turbos aqui já melhoraria. A questão é sair", comentou a funcionária.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao Campo Grande News que foi até o local para avaliação dos equipamentos para conserto. "Enquanto isso, a unidade tem tomado medidas para amenizar o calor no local, como manter as portas e janelas abertas", finalizou a nota.
No dia 4, o Campo Grande News que a UBS Coophavila passa pela mesma situação. Os pacientes entraram em contato com o Campo Grande News para relatar que a unidade estava "um forno". No local em que era para estar instalado um ventilador, há apenas a fiação.
"Está o maior calor aqui, acredita que não tem nem um ventilador? Um forno. Os funcionários informaram que foram retirados para manutenção na época do 'calorão' e desde então eles precisam trazer de casa", disse uma paciente que não quis ser identificada. No dia, a Sesau informou que os equipamentos da recepção da unidade foram retirados para manutenção em razão de um problema de funcionamento.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.