Pai reclama que há 3 meses tenta vacinar bebê na rede pública
Sesau confirma falta do imunisante, mas afirma que o problema está no Ministério da Saúde
Com geladeira estragada e vacina em falta, pai relata que há 3 meses tenta encontrar um lugar para vacinar seu bebê. Durante as buscas, o professor José Carlos de Santana, de 55 anos, diz que passou por três postos de saúde, mas em nenhum havia a tetravalente viral, para crianças de até 15 meses, contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
O pai conta que no mês de outubro procurou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Arnaldo Estevão Figueiredo, mas no local foi informado que a geladeira que armazena as vacinas estava estragada. Para conseguir imunizar o filho de 1 ano e 3 meses, o professor foi até outro posto de saúde no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, que fica a quase 4 km de sua casa.
“Lá eu consegui vacinar o meu filho com três das quatro vacinas que ele precisava. Hoje eu fui novamente ao posto do Arnaldo e a geladeira continua estragada. Depois fui ao posto do Bairro Tiradentes e logo na entrada estavam avisando que a vacina estava em falta em todos os postos da cidade”, contou.
A vacina que José procurava desta vez era a dose única da tetraviral. “Tem tantas campanhas para a população ir se vacinar e quando vai encontrar essa situação”, desabafou.
Ao Campo Grande News, a Sesau confirmou que não tem vacina. O órgão lembra que o repasse é feito pelo Ministério de Saúde, que não enviou o imunizante. "O município de Campo Grande está realizando a aplicação da vacina tríplice, que protege contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola, e a vacina da varicela, havendo, assim, a mesma eficácia que a aplicação do outro imunizante [...]". Segundo a Sesau, "o desabastecimento afeta todo o país e não somente Campo Grande".
Ainda segundo a Secretaria, a sala de vacina da unidade de saúde do Arnaldo Estevão está temporariamente fechada enquanto é realizada manutenção da câmara fria. Durante esse período, os pacientes estão sendo direcionados para unidades próximas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.