Prefeitura troca semáforos por considerar "mais barato que manutenção"
Leitores questionam o fato de no mesmo cruzamento haver dois postes para apenas 1 sinalização
Ao ver duas estruturas de semáforos nos mesmos pontos da Rua Brilhante, a comerciante Sandra Valéria de Souza, 45 anos, ficou em dúvida sobre o porque das antigas instalações não serem reaproveitadas. Pela via são sete cruzamentos que recebem os novos equipamentos que fazem parte das obras do corredor sudoeste do transporte coletivo.
“Eu acredito que vai melhorar mesmo trocar os semáforos, mas porque estão mantendo as duas estruturas? Tão desperdiçando dinheiro deixar tudo ai.”, questiona Sandra.
Quem passa pela Brilhante, consegue facilmente identificar a duplicidade em alguns cruzamentos, como na esquina da Rua Vicente Solari ou com a Hermenegildo Pereira, as novas estruturas já instaladas, algumas já estão até funcionando, e ao lado as estruturas antigas que ainda não foram retiradas.
Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a troca dos semáforos é justamente para cortar custos e modernizar a via. Além disso, a Rua Brilhante passou por melhorias e a instalação semafórica faz parte das obras.
“É mais econômico colocar um semáforo novo do que ficar fazendo manutenção nos antigos que estavam caindo aos pedaços. Nos da Brilhante toda vez que chove na Capital algum pifa.”, detalhou o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.
Janine ainda explicou que as estruturas antigas não foram reaproveitadas, justamente porque a modernização semafórica exige a troca desde o posta até a fiação que vai dentro do poste.
“Quando terminarmos as instalações e colocarmos todos os novos equipamentos para funcionar os velhos serão retirados”, completou o diretor-presidente.
Licitação - O resultado da licitação para a troca de semáforos na Rua Brilhante foi anunciado em junho de 2020. A empresa Paulista, a Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção Ltda. foi a vencedora com o contrato no valor de R$ 619.359,16, para também instalar os novos equipamentos na Rua Guia Lopes, ambas integram o corredor sudoeste do transporte coletivo.
Na Brilhante os cruzamentos que recebem os novos semáforos são com as ruas Argemiro Fialho, Ciríaco Maymone, Vicente Solari, Salim Maluf, Mario Quintanilha, Hermenegildo Pereira e Manoel Cavalcante Proença.
E na Guia Lopes os novos equipamentos são instalados ns encontros das ruas Paissandú e Salgado Filho.