Sem máscaras e em local fechado, jovens se aglomeram em festa
Evento é realizado quando Campo Grande sequer tem 25% de sua população imunizada
Vídeos publicados na rede social de uma tabacaria na Avenida Roseira, no Jardim Leblon, em Campo Grande, mostram várias pessoas aglomeradas em ambiente fechado, sem máscaras, e algumas usando narguilé em conjunto.
Vizinho do lugar enviou as imagens para o Campo Grande News e diz que a festa, que acontece com frequência, só terminou por volta das 6h de hoje. "Eu moro bem do lado, é muito difícil. Se tiver alguma pessoas com 18 anos nesse lugar é bastante".
A reportagem procurou o estabelecimento, por meio das redes sociais, já que não há nenhum telefone de contato disponibilizado, mas não obteve resposta até o momento.
Fiscalização - O uso de máscaras de proteção para reduzir chance de disseminação do coronavírus é obrigatório em espaços fechados ou públicos, segundo decreto municipal publicado em junho do ano passado. Além disso, o narguilé aparece como proibido pela prefeitura, em documento publicado em dezembro do ano passado.
Essas medidas foram feitas quando os primeiros casos de covid-19 foram confirmados, para reduzir a transmissão do coronavírus, enquanto durar a pandemia.
A prefeitura de Campo Grande foi questionada se tem havido fiscalização nesse lugar em questão, bem como para reforçar quais medidas de biossegurança têm sido tomadas, mas também não respondeu até a publicação desta matéria.
Ainda que 44,6% da população tenha tomado a 1ª dose, Campo Grande tem 23,8% dos habitantes imunizados com as duas da vacina, segundo a Sesau, o que não garante a imunidade coletiva e um controle real da pandemia. É praticamente consenso entre especialistas de saúde que esse índice só estará adequado quando beirar os 70%, no mínimo.