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Economia

Apesar de Black Friday, novembro foi mês ruim de vendas na Capital

Na comparação entre os últimos quatro meses, novembro teve a pior avaliação

Osvaldo Júnior | 12/12/2017 15:51
Black Friday evitou quadro ainda mais crítico para o comércio de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Black Friday evitou quadro ainda mais crítico para o comércio de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

O Black Friday ajudou, mas não evitou que as vendas de novembro fossem consideradas ruins, conforme comerciantes de Campo Grande, ouvidos em pesquisa do IPF/MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio). Novembro teve avaliação pior que a dos três meses anteriores e o quadro seria ainda mais crítico sem a campanha promocional.

O levantamento foi realizado com 90 empresários do Comper Jardim dos Estados e dos shoppings Pátio Central, Bosque dos Ipês e Norte Sul Plaza nos dias 4 a 8 de dezembro. Para 35% dos entrevistados, novembro foi um mês ruim de vendas. Essa mesma avaliação foi de 14% para o mês de outubro, de 15% para setembro e de 21% para agosto.

“É importante ressaltar que esse comportamento historicamente é comum para esse período”, pondera o IPF/MS. “Na opinião de alguns empresários, o Black Friday do final de novembro ocorre em um momento estratégico para amenizar os resultados menos satisfatórios do mês”, acrescentou o instituto.

A campanha promocional atenuou cenário que poderia ser ainda pior. Na avaliação de 78,26% os resultados das vendas durante o Black Friday foram considerados bons. Apesar disso, para 51,85% dos empresários, a ação deveria ser realizada em outra dada, devido a possíveis interferências negativas sobre as vendas de Natal.

“Essa percepção do desempenho do comércio é importante ferramenta de demonstração de resultados e de expectativas de vendas para os próximos meses, ainda mais com a proximidade do Natal”, considerou o presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo.

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