Após pandemia assombrar comércio, semana de promoções leva otimismo às vendas
Campanha para estimular economia começou nesta terça-feira e vai até 13 de setembro

Após meses de incertezas e impactos negativos no comércio, devido às restrições imposta pela pandemia do novo coronavírus, os comerciantes estão otimistas com as vendas durante campanha para estimular a economia promovida pela Associação Comercial. Iniciada hoje, a temporada de promoções irá até o dia 13 de setembro.
A sugestão é para que os participantes criem estratégias para oferecer preços promocionais, descontos e ambientação diferenciada na loja física e também pela internet durante os dias que antecedem e sucedem o feriado prolongado de 7 de Setembro, Dia da Independência.
Gerente de lojas de joias, Wilkes de Paula, 28 anos, acredita que a iniciativa ajuda a potencializar as medidas adotadas pelo comércio para estimular as vendas. Ele afirma que já sentiu melhoria em relação aos meses anteriores, quando houve maior restrição em manter os estabelecimentos abertos.
Descontos entre 10% e 50% e parcelamento em até 10 vezes sem juros estão entre as estratégias adotadas pelo gerente. “Não faz sentido nenhum ter uma rua tão bonita como ficou a 14 [de julho] e não ter clientes e públicos para vir até o centro”, pontuou.
Lojas localizadas na Rua Euclides de Cunha também participam da iniciativa. Joliane Ferreira, 38 anos, comanda estabelecimento de mais de dez anos, especializado em vendas de roupas
“Agora estamos sentindo uma melhora muito boa nesse mês que passamos e nesse que estamos entrando. No início a loja sentiu um pouco, mas agora o público está voltando a procura de produtos”, relatou.
Ela acredita que a Semana Brasil vai ajudar o comércio especialmente na venda de peças de outono/inverno, que saíram pouco, neste ano. Os descontos planejados são entre 30% e 40%. “Para nós lojistas isso é muito bom. Movimenta o comércio e ajuda neste período em que as pessoas não compram muito”, explicou.
No final de julho, a CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas) divulgou levantamento, elaborado com dados do SPC Brasil, revelando o fechamento de 18 mil da Capital, durante a pandemia da covid-19. O balanço aponta baixa de 46.683 para 28.404 pontos de comércio e serviços na cidade.