Campanha para aumentar o consumo de carne suína começa hoje
Começa hoje em Campo Grande, a segunda edição da Semana Nacional da Carne Suína, com o objetivo de aumentar o consumo da proteína por meio de um amplo trabalho de qualificação e sensibilização de todos os elos da cadeia da suinocultura, desde produtores até os consumidores finais. No ano passado o aumento nas vendas chegou a 77%.
Realizada pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), o Grupo Pão de Açúcar e o Sebrae, até o dia 17 de setembro, os consumidores poderão encontrar produtos com o preço bem mais baixo, como o pernil ou paleta suína a pururuca resfriada que será vendido por R$ 6,99 o kg (preço habitual R$ 9,90), costelinha congelada por R$ 9,90 o kg (preço habitual R$ 14,90) e lombo suíno congelado a R$11,90 o kg (preço habitual R$ 15,90).
Este ano, a expectativa do Grupo é aumentar em 30% as vendas de carne suína nas mais de 500 lojas que participam do evento em 16 Estados. Em Mato Grosso do Sul são três unidades da rede Extra, sendo duas em Campo Grande e uma em Dourados.
Campanha - O evento acontece em contrapartida do trabalho desenvolvido pela ABCS, por meio do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento do Suinocultura) Sustentabilidade, para requalificar todo o setor que, em 2013, contou com 43 mil produtores, 1 milhão de empregos diretos e indiretos, US$ 1,35 bilhão exportados e PIB de R$ 28 bilhões.
Desde 2010, o PNDS realizou mais de 1.090 ações em 15 estados, capacitou mais de 46 mil profissionais e sensibilizou 1,3 milhões de pessoas sobre a qualidade e saudabilidade da carne suína.