ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Campo Grande tem quase 3 mil pedidos de seguro-desemprego em menos de um mês

Funtrab registrou de 1º de abril até o último dia 23, vo 4.272 requisições de seguro-desemprego no Estado

Rosana Siqueira | 26/04/2020 07:15
Filas se formam diariamente em frentre a Funtrab de pessoas em busca do seguro (Paulo Francis)
Filas se formam diariamente em frentre a Funtrab de pessoas em busca do seguro (Paulo Francis)

Com o desemprego em ascensão no Estado, nestes tempos de Coronacrise, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul registrou de 1º de abril até o último dia 23, 4.272 requisições de seguro-desemprego. Somente em Campo Grande, foram 2.996 solicitações. Isso gerou a enorme fila em frente à Funtrab de segunda a sexta, a partir das primeiras horas da manhã. Muitos trabalhadores pernoitam no local para conseguir o benefício.

De acordo com o diretor-presidente da Funtrab, Enelvo Felini, em função da pandemia do Covid-19, a demanda pelo Seguro-Desemprego tem crescido muito. “Nós ficamos tristes quando os trabalhadores iniciam a fila logo pela madrugada, é orientação do Governo do Estado prestar o bom atendimento a todos trabalhadores. Diariamente nossa equipe trabalha para convocar os empresários a disponibilizarem suas oportunidades de trabalho, e a cada dia ocorre um pequeno aumento na oferta de vagas’, explica o diretor-presidente.

A Funtrab informa que o Seguro-Desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento às unidades de atendimento presencial (Funtrab e Casas do Trabalhador), veja os passos:

 – Baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br) e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.

- Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas que acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema.

- Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador). Levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual(digital) basta declarar no ato do atendimento.

-Para concorrer às vagas de empregos, basta baixar o aplicativo Sine Fácil. A Carteira de Trabalho pode ser requerida pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Nos siga no Google Notícias