Capacitações no setor rural devem crescer 300% em 2014
As capacitações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego crescerão cerca de 300% no próximo ano, passando de 90 cursos em 2013 para 260 em 2014. A informação foi divulgada pelo diretor técnico da instituição, Rogério Beretta, após sua participação no Encontro Nacional promovido pelo Ministério da Educação, que reuniu 60 representantes das administrações regionais do Senar, de todas unidades federativas para definição das vagas e demandas de cada estado.
O Senar/MS aderiu ao Pronatec em 2011, formando 30 turmas. O número de capacitações foi triplicado em 2013 e 90 turmas foram qualificadas em Mato Grosso do Sul, com o diferencial direcionado à capacitação das comunidades indígenas do Estado. "A atuação do Senar em 2013 foi extremamente positiva e além de direcionarmos capacitações para as comunidades indígenas, tivemos a preocupação de formar instrutores indígenas, garantindo a proximidade com a cultura e a realidade das comunidades", afirma Beretta.
O diretor destaca ainda que para 2014 a instituição tem a meta de ampliar as áreas de atuação, número de turmas capacitadas e instrutores, com o objetivo de suprir as demandas de qualificação de mão de obra. Todas as Unidades do Senar no Brasil devem aumentar em 2014 a oferta de vagas para capacitação via Pronatec de 45 mil , que foram disponibilizados em 2013, para mais de 60 mil no próximo ano.