ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Centro-Oeste é a 4ª região com maior número de buscas por crédito

Região registra 8,61% pela procura, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Por Izabela Cavalcanti | 04/07/2024 10:54
Carros estacionados em concessionária de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Carros estacionados em concessionária de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Centro-Oeste é a 4ª região com maior número de pessoas buscando por crédito, apresentando 8,61%. Os dados são do Indicador de Demanda por Crédito da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), referentes a maio.

O Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas, com 46,74%; seguido pelo Nordeste (21,18%); Sul (17,03%); Centro‐Oeste (8,61%) e Norte (6,45%).

No Brasil, a busca por crédito teve crescimento de 3,01% em maio deste ano se comparado com maio de 2023. Somente em maio, o número teve queda de 4,77%. No momento da consulta, 32,27% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.

“Nos últimos 12 meses o país teve uma melhoria na renda e no desemprego, por isso é normal que a busca por crédito tenha aumentado em comparação com o ano passado. Em relação ao último mês observamos uma queda, o que, apesar do momento de retomada do crédito, indica que essa recuperação pode ser afetada pelas recentes decisões macroeconômicas. A sinalização de estabilização dos juros no patamar atual e o cenário econômico internacional acendem um sinal de alerta para os consumidores”, destacou o presidente da CNDL, José César da Costa.

Perfil – A pesquisa mostra que os homens são os que mais procuram por crédito, com participação de 53,61%. Já por faixa etária, o mais expressivo são pessoas de 40 a 49 anos, que representou 24,88% do total.

Do público consultado, 1,92% contrataram algum serviço de crédito. Deste público, 71,04% fizeram empréstimos e 27,35% financiamento, totalizando 98,39%.

O grupo com participação mais expressiva no Brasil foi com Bancos e Cooperativas (32,83%); depois Seguros de vida e não vida (28,32%), que totalizam 61,15% das consultas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias