Chuva prejudica transporte e pode atrapalhar leilões na Expogrande
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, disse que as chuvas que atingiram as cidades do interior podem prejudicar o transporte do gado e atrapalhar os leilões da 75ª Expogrande.
“A preocupação é com as estradas de muitas propriedades para o acesso do gado”, comentou o presidente da Associação que promove a exposição. Francisco afirmou que caso esse problema não ocorra, a expectativa é de que a feira bata recordes nos leilões.
Os leilões da exposição começam nesta quarta-feira (10). Em 2012, os leilões da Expogrande movimentaram R$ 23,7 milhões.
Dois importantes municípios para a pecuária sul-mato-grossense, Aquidauana e Porto Murtinho, enfrentam problemas com enchentes. Na manhã de hoje, os prefeitos José Henrique Trindade (PDT) e Heitor Miranda (PT) estiveram na Capital para buscar auxilio nas ações de emergência.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Aquidauana tem o quarto rebanho de gado bovino de Mato Grosso do Sul, com 758.466 cabeças, enquanto Porto Murtinho aparece em sexto com 706.946 animais.
O prefeito José Henrique, em Aquidauana as estradas vicinais e pontes na zona rural estão interditas. Situação semelhante à de Porto Murtinho, onde muitas famílias estão isoladas.
A Expogrande começa na quinta-feira (11) e segue até o dia 22 no Parque de Exposições Laucídio Coelho.