ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com investimento de R$ 890 milhões, Eldorado propõe nova ferrovia em MS

Linha terá 88 km; na região sul, Ferroeste deve operar linha que ligará Maracaju a Cascavel, no Paraná

Adriel Mattos | 09/11/2021 13:58
Projeto da Eldorado ainda será avaliado por ministério. (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)
Projeto da Eldorado ainda será avaliado por ministério. (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)

A Eldorado Brasil Celulose apresentou ao Ministério da Infraestrutura pedido de autorização para construção e operação de uma linha ferroviária entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, no leste de Mato Grosso do Sul. A ferrovia terá 88,9 km, com investimento de R$ 890 milhões.

A solicitação foi feita ao Pro Trilhos (Programa de Autorizações Ferroviárias), criado pelo Governo Federal em agosto. O empreendimento será destinado ao transporte de carga estimada em 1,7 milhões de toneladas de celulose por ano.

Após a formalização, o requerimento começa a ser avaliado pelo Ministério da Infraestrutura. Caso o empreendimento cumpra todos os requisitos exigidos pela União, a autorização é concedida. Modelo semelhante ao que já existe de forma bem-sucedida na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

Ferroeste - Em setembro, a Ferroeste apresentou projeto de ferrovia que ligará Maracaju a Cascavel (PR). Com extensão total de 1.285 quilômetros, a linha vai entrar em Mato Grosso do Sul pelo município de Mundo Novo e seguirão pelo Estado passando por Eldorado, Iguatemi, Amambai, Caarapó, Dourados e Itaporã, até chegarem a Maracaju.

A previsão é de que essa nova ferrovia tenha um impacto de 3% no PIB brasileiro e beneficie uma população de 9 milhões de pessoas. O escoamento da produção de Mato Grosso do Sul terá o maior percentual de economia, com uma redução de custos de 32% no transporte até o Porto de Paranaguá. No total, o “Custo Brasil” de exportação/importação de carga deverá ter uma queda de R$ 2,4 bilhões no primeiro ano de operação dessa ferrovia.

Nos siga no Google Notícias