Consumidores aproveitam feriadão e antecipam compras de fim de ano
Folga também serviu para ir à "caça" de bons preços para presentear
O comércio de Campo Grande começou com bastante movimento, na manhã desta sexta-feira (3), após o feriado do Dia de Finados. Como alguns órgãos e empresas decidiram emendar, os consumidores resolveram ir às ruas para adiantar as compras e pesquisar preços.
A aposentada Mariza Bento, de 65 anos, chegou ao Centro logo no primeiro horário em que as lojas começaram a funcionar, às 9h.
Ela contou que viaja no dia 11 de dezembro e já deixa todos os presentes comprados e entregues para seus familiares. ”Vou ficar cinco meses em Portugal, então, já deixo tudo comprado e organizado antes”, disse.
Hoje, além de ir comprar mala para viajar, também está na “caça” pelos presentes de Natal. “A maioria quero comprar hoje, tenho uma bisneta também que quer ganhar um jogo de chá e uma boneca, estou pesquisando preço. Tenho até 17h para fazer compra”, diz aos risos.
A fotógrafa Maria Célia, de 62 anos, também aproveitou o dia para ir ao Centro. “Aproveitei a folga para vir, o tempo também está bom”, disse.
Com algumas sacolas nas mãos com produtos para usar no dia a dia, ela também aproveitou para olhar preços para presentear.
“Estou vendo, pesquisando, encontrei produtos em promoção já para adiantar e mais para frente só chegar e comprar. Hoje só olhei”, comentou.
A funcionária pública Cleide de Moraes, de 61 anos, comprou alguns artigos de Natal para decorar a casa.
“Aproveitei a folga para vir no Centro. Já comprei enfeites de Natal e um short para mim, também estou dando uma olhada nos preços para ver se vai dar ou não para presentear”.
As lojas do Centro também já estão decoradas e os artigos de Natal estão movimentando o comércio. Nos mercados, os panetones já deram “as caras”.
Segundo o Icec (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande, no geral, os empresários ainda estão pouco confiantes em relação às vendas. A taxa saiu de 116,5 em setembro para 114,8 em outubro. Essa é a quinta queda apresentada no ano.
Movimentação ano passado - Para este ano ainda não foram divulgados os dados pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS). Mas, no ano passado, as festas de fim de ano, Natal e Ano-Novo, movimentaram R$ 816,46 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, 31% maior que no ano de 2021.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.