Dia D passou, mas consumidores continuam procurando Procon para limpar nome
Programa de renegociação de dívidas segue disponível até o dia 11 de agosto
Mesmo após passar o Dia D do Renegocia - programa de renegociação de dívidas, consumidores ainda estão procurando o Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) para se livrar do nome sujo. A adesão pode ser feita até o dia 11 de agosto.
Exemplo disso é o professor Maurício Gamarra, de 55 anos. Ele não conseguiu participar do Dia D, mas foi nesta sexta-feira (28) ao Procon.
Ele conta que tem dívida com cartão de crédito, que passa de R$ 7 mil. “É uma dívida antiga do Itaú, que foi passada para empresas de cobranças. O valor inicial era de R$ 2 mil”, disse.
Para ele, a necessidade de quitar a conta é poder conseguir crédito na “praça”. “É bom porque tem acesso a crédito. Ás vezes, por uma coisa pequena, não consigo. Parece que dessa vez será uma abertura melhor para renegociação”, completou.
A dona de casa Sherinlly Francisco Arante, de 35 anos, tem dívida desde 2019 com a Energisa e uma empresa de semijoias.
O maior problema que ela encontra é não conseguir financiar o que precisa ou até mesmo fazer um cartão de crédito.
“Vim aqui tentar negociar, mas disseram que minha dívida já está no cartório. É difícil, porque a gente quer comprar as coisas e não dá, não consegue”, lamentou.
A auxiliar de copa Ana Paula Pereira, de 45 anos, tem dívidas em uma loja de móveis, roupas e operadora de telefone.
“Como saiu esse feirão, vou tentar renegociar. São mais de 5 anos já que tenho essa dívida”, disse, sem querer detalhar os valores”, comentou.
Ela foi até o órgão, mas esqueceu de levar o extrato do Serasa, que mostra os débitos. “É muita burocracia, vou ter que ir atrás disso e ainda voltar aqui. Eu já nem tenho tempo”, reclamou.
Renegocia - A ação tem como objetivo ajudar os superendividados e abrange dívidas de diferentes setores, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica. Não há limites nos valores das dívidas nem de renda. Dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário não entram nas negociações.
É obrigatório levar o documento pessoal e os contratos das dívidas ou qualquer documento que comprove o débito. Após o consumidor ir até os órgãos de defesa ao consumidor, a empresa tem até dez dias para oferecer uma proposta.
Conforme balanço do Procon MS, no Dia D, que foi realizado no dia 25 de julho, na Praça Ary Coelho, 400 pessoas foram atendidas na ação.
No local, estiveram 228 consumidores com atendimento prioritário (40,20%). Houve orientação de 11 pessoas pela Defensoria Pública, sete encaminhadas ao Ministério Público, sete as equipes de educação financeira dos Procons estadual e municipal, e seis ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Já são 290 processos abertos e em andamento.
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