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Economia

Dia das Mães deve movimentar R$190 milhões no Estado

Luciana Brazil | 24/04/2013 12:09

O Dia das Mães de 2013 deve movimentar R$190,4 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa feita pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul). O dia das Mães, segunda data do ano em que o comércio mais vende, deve levar 86% da população ativa no Estado às compras.

O montante deve ser menor do que o de 2012, de R$222 milhões, mas supera a expectativa de 2011, onde a economia movimentou R$163,3 milhões. Para o presidente da Fecomércio, Edison Ferreira de Araújo, o forte estímulo ao consumo e as baixas taxas de juros em 2012 foram responsáveis pelo valor de mais de R$200 milhões na economia.

“Por outro lado, desta vez, temos aumento de inflação e uma parcela grande de famílias com dívidas geradas por contas parceladas”.

O valor médio do presente no Estado, neste ano, será de R$139, podendo alcançar R$206 em Naviraí. Em Campo Grande, onde serão movimentados mais de R$43 milhões, o número de consumidores que vai presentear as mães chega a 88%. O valor médio do presente na Capital é de R$125.

Entre os entrevistados, 47% dizem que pretendem pagar à vista, com dinheiro ou cartão de débito. Ao todo, 30% dos entrevistados pagarão as compras com cartão de crédito e 12% com o cartão da loja. Outras formas de pagamento, como o boleto bancário ou carnês, aparecem como intenção de 8% dos entrevistados. Utilizarão cheques, à vista ou à prazo, apenas 2,7%.

As mães são as principais indicadas pelos consumidores. Ao todo, 62% dizem que os presentes serão para as mães. Já 17% também presentearão as sogras, e 15% as esposas. A pesquisa também revelou que, além dessas três indicações, aparecem outras possíveis presenteadas. Mais de 6% dos compradores deverão presentear outras pessoas nesta data, indicando a avó (37%), a irmã (21%) e a tia (19%), entre as principais. Um pouco mais de 5% das consumidoras deverão comprar presentes para si mesmo.

A pesquisa abrange 13 municípios, Aparecida do Taboado, Aquidauana/Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
A pesquisa de intenção de compras da Fecomércio é desenvolvida em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e com a Fundação Manoel de Barros.

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