Dólar cotado a R$ 5,42 mantém contramão do mercado internacional
Expectativas de inflação passaram por uma revisão, de acordo com diretor do Banco Central
O dólar fechou em queda de 0,30%, cotado a R$ 54288 no fim da tarde desta terça-feira (16). A redução da moeda norte-americana, utilizada para transações internacionais, veio depois de falas do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, um dos principais cotados para substituir Roberto Campos Neto no comando da instituição.
O diretor reafirmou que as expectativas de inflação passaram por uma revisão, que elevou a preocupação do banco na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), fazendo com que o ciclo de cortes de juros fosse interrompido.
Galípolo disse também que a previsão de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos gera elevação da taxa de juros terminal em países emergentes e fortalece o dólar. Citou também que mercado de trabalho aquecido indica um processo de recuo mais lento da inflação. Todos esses fatores fizeram com que a autarquia migrasse para um período de “um pouco mais de cautela”.
Ainda nesta terça, o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, fechou em leve queda de 0,16%, aos 129.110 pontos, encerrando uma sequência de 11 altas. Na véspera, o índice fechou em alta de 0,33%, aos 129.321 pontos.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.