Em 2 meses, parceria entre escola e comunidade colhe meio hectare de milho
Ceral foi plantado em pedaço de terra oferecido por morador; alunos acompanharam crescimento à distância
A dedicação de alunos e professores da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, em Campo Grande, resultou em bons resultados logo na primeira experiência do grupo no plantio de milho. Em apenas dois meses, o trabalho, que contou com ajuda da comunidade, possibilitou a colheita de aproximadamente meio hectare do cereal.
“A terra era virgem e fizemos o estudo dela, utilizamos somente adubo”, explica Francisley Galdino, diretor da escola. A plantação foi feita em pedaço de terreno cedido por um morador. Trator e uma agrade para arar o solo foram usados na ação.
O cuidado com a roça foi dividido entre dez pessoas da comunidade, mas a preparação e o dia a dia teve acompanhamento dos professores e cuidadores, e os alunos tiveram acesso aos conteúdos de forma remota, para colocarem em prática, em suas próprias plantações, em casa.
A pedido dos moradores, ao plantio teve início no mês de fevereiro. Toda a produção do milho será utilizada na escola, para ração aos animais.
Professores que tiveram a oportunidade de participar da atividade, os desafios foram muitos, mas o sucesso da produção, mesmo em tempos de pandemia, é motivo de comemoração.
“Este foi um plantio desafiador, uma vez que nossos alunos estão acompanhando tudo por videoaula, áudio e fotos. Sempre buscamos levar o conhecimento para eles. As aulas on-line têm os contras e os prós, e um dos grandes benefícios é que soubemos aliar o homem do campo às tecnologias.”, destaca a professora Crissia Fernanda de Souza.
Quem pôde aprender, mesmo de longe, também comemora o resultado. “Consegui ver na prática como preparar a terra, plantar e colher. Aprendi com meus professores a plantar, colher e garantimos o alimento das nossas galinhas”, diz orgulhosa a estudante Eduarda da Silva Marques, do 8º ano, que acompanhou o crescimento da lavoura à distância.
Conforme a direção da escola, na próxima etapa, a técnica será de aproveitamento da palhada no solo, para servir de cobertura para a próxima cultura. Essas técnicas são transferidas aos alunos e pais.