ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Empresários destacam benefícios da Rota Bioceânica para negócios internacionais

Investidores apostam no fortalecimento da exportação de diferentes produtos

Por Kamila Alcântara | 19/02/2025 10:20
Empresários destacam benefícios da Rota Bioceânica para negócios internacionais
Empresários durante painel do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico (Foto: Izabela Cavalcanti)

Empresários do setor privado de vários países apresentaram as vantagens da Rota Bioceânica para o desenvolvimento dos negócios, durante o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales, que acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Durante esta manhã (19), o encontro foi mediado pelo presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) de Mato Grosso do Sul, Aurelio Rocha.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Empresários de diversos países destacaram as vantagens da Rota Bioceânica para seus negócios durante o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales, em Campo Grande. A rota, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, promete facilitar o comércio internacional, reduzir o tempo de transporte e aumentar a competitividade. Jeannette Barraza, do Chile, e João Pimenta, dos EUA, ressaltaram a melhoria logística e o potencial de expansão de suas operações. O evento, que reúne 1400 participantes de 22 países, visa promover a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Jeannette Barraza veio de Tarapacá, uma cidade chilena a mais de 2  mil quilômetros de Campo Grande, mas bem pertinho do Oceano Pacifico. Ela tem uma empresa de transporte familiar e aposta na facilidade de atender clientes de outros países graças à rota.

"Gerando oportunidade para nossos clientes. Atender nossos clientes que estão no Peru, acompanhamos na logística e transporte, desde a compra até o despacho final. Atualmente atendemos os importadores e exportadores peruanos", compartilhou.

Representando uma empresa americana de comércio industrial, João Pimenta destacou a valorização do escoamento das produções de carne e minério dos nossos vizinhos.

Empresários destacam benefícios da Rota Bioceânica para negócios internacionais
João Pimenta fala durante o painel, representando uma empresa americana de comércio industrial (Foto: Izabela Cavalcanti)

"A carne Paraguaia que é produzida no Chaco, o lead time disso é muito grande. O mercado asiático paga a mercadoria quando chega, isso implica num capital de giro total. A rota impacta na minha própria operação de mineração, porque vou poder fazer investimento na expansão da minha operação. Com a Bioceânica eu conseguiria trazer carvão da Colômbia. É uma integração espetacular", disse.

Já a argentina ProSalta, representada no evento pelo gerente-geral Sebastian Ashur, acredita na facilitação do intercâmbio e facilitação das trocas de experiências.

"Pro Salta é uma fundação privada de promoção de exportações. Levamos as empresas da Salta a feiras e eventos no exterior, principalmente de cinco setores, energia, agroindústria, minério e serviços. A rota vai fazer esses intercâmbios comerciais mais fáceis, vai fazer com que os negócios sejam mais fáceis de fazer as trocas", termina.

Empresários destacam benefícios da Rota Bioceânica para negócios internacionais
Gerente-geral Sebastian Ashur, da fundação argentina ProSalta (Foto: Izabela Cavalcanti)

6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico - Até esta quinta-feira (20), o evento reunirá cerca de 1400 participantes, vindos de 22 países das Américas, Europa, África e Oceania. A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS.

O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios que serão gerados pelo Corredor Bioceânico de Capricórnio, trajeto rodoviário de 3.250 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por oito territórios de quatro países.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias