Extratos bancários vão mudar para facilitar a leitura dos clientes
Padronização em nomenclaturas entram em vigor a partir de 8 de julho para depósitos e saques
Bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vão implementar mudanças nos extratos bancários a partir de 8 de julho. A principal alteração será a padronização das nomenclaturas utilizadas nas transações. Atualmente, as informações variam de um banco para outro, o que pode causar confusão aos clientes.
"A medida irá abranger depósitos e saques. Depois, as demais operações financeiras serão incluídas nestas mudanças", informou a Febraban. A iniciativa foi criada para facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, principalmente para aqueles que possuem contas em mais de uma instituição bancária.
"Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira. A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários", afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
O extrato bancário é um documento fornecido pela instituição financeira que resume as transações realizadas em uma conta bancária durante um determinado período. Nele, constam informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações, funcionando como um registro de todas as movimentações financeiras da conta.
Com a padronização, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM (Automated Teller Machine), passarão a ser descritas no extrato como "DEP CHEQUE ATM". As operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta aparecerão no extrato como "SAQUE DIN CARTAO AG".
O acesso ao extrato bancário é um direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes. Recomenda-se verificar junto à instituição bancária sobre possíveis tarifas para a emissão de extratos adicionais.