ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Inovador, programa reduz em 50% custo com limpeza pública

O projeto "Orgulho de Viver Aqui" começa por Porto Murtinho, contratando trabalhadores registrados como MEIs

Ângela Kempfer | 12/04/2023 09:14
Gerente do Sebrae, Mateus Oliveira, explica como funciona programa. (Foto: Assessoria)
Gerente do Sebrae, Mateus Oliveira, explica como funciona programa. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Porto Murtinho, em parceria com o Sebrae, lançou programa inovador para reduzir os custos da limpeza pública e poda de árvores na cidade, ao mesmo tempo em que promove o empreendedorismo local e estimula a formalização dos MEIs (Microempreendedores Individuais).

O programa, chamado de "Orgulho de Viver Aqui", contratará esses autônomos para executar o serviço de limpeza e poda com equipamentos fornecidos pela prefeitura, economizando 50% do custo médio cobrado por empresas selecionadas via licitação.

O custo anual é estimado em R$ 803 mil, que representa metade do valor pago normalmente a uma empresa contratada para executar o mesmo serviço. Outra meta é estimular a formalização desses trabalhadores locais, porque, pelo menos, 70% são informais e não têm acesso a qualquer vantagem por atuar de forma irregular.

Dividindo a cidade em 15 setores, o mais interessante é que programa pensou em cada detalhe de valorização e mobilização da comunidade. Contrata preferencialmente pessoas que moram no bairro em que será realizado o serviço.

Cada um deverá contratar um ajudante e a renda mensal pode chegar a R$ 5 mil, além de subsídios garantidos pelo projeto. Os microempreendedores receberão um kit básico de equipamentos e proteção e terão acesso a cursos e palestras para qualificação de mão de obra e noções de gestão, oferecidos pelo Sebrae. Já o lixo recolhido pelo serviço de limpeza será retirado pelos caminhões da prefeitura.

A iniciativa quer fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento sustentável, gerando renda dentro da cidade, enxugando custos públicos e garantindo qualidade de vida aos moradores

Os interessados em se regularizar terão até 29 de abril para se inscreverem no programa, que será como espécie de piloto do Sebrae para execução em outros municípios. O programa foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e é visto como "emblemático pelo Sebrae”, comenta o gerente do Sebrae, Mateus Oliveira.

Nos siga no Google Notícias