Livre de prova e taxa de inscrição, IBGE abre mais 6 mil vagas de recenseador
Exigência é de que candidato tenha ensino fundamental completo
Livre de taxa de inscrição e aplicação de prova, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu novo processo seletivo para preenchimentos de 6.606 vagas temporárias para coleta de informações em campo, chamados recenseadores. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (29) e estão abertas em Mato Grosso do Sul e outros 16 estados.
Além dessas, há 253 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. A medida foi tomada após milhares de aprovados em processo seletivo desistirem do trabalho logo nas primeiras semanas. Agora, sem prova seletiva, o chamamento deve ocorrer após análise de títulos, como diplomas ou certificados de conclusão de cursos dos ensinos fundamental, médio ou superior.
Os recenseadores, responsáveis pela aplicação dos questionários do censo nos lares brasileiros, ou seja, colher dados da população batendo de porta em porta, são remunerados por produtividade, com exigência de que trabalhem ao menos 25 horas semanais e precisam ter ensino fundamental completo. A duração do contrato é de três meses e pode ser prorrogado.
Já a remuneração mensal dos agentes censitários municipais será de R$ 2.100, enquanto a função de agente censitário supervisor tem salário de R$ 1.700, ambos para uma carga horária de 40 horas semanais. Para ambas funções é preciso ter ensino médio completo e a contratação dura cinco meses.
Há oportunidades para o trabalho de recenseador também em Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.
As vagas de agentes censitários estão distribuídas em 16 estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Quem se interessar deve levar formulário preenchido aos postos de inscrição do IBGE. Para mais informações clique aqui.