Loterias Caixa repassaram R$ 10,9 bilhões para ações sociais em 2022
Esporte, educação, cultura e segurança pública estão inclusas nas categorias que receberam as doações
A loteria da Caixa Econômica Federal repassou a projetos sociais de todo o Brasil R$ 10,9 bilhões em 2022. Áreas como esporte, educação, cultura e segurança pública foram beneficiadas pela doação. O repasse aumentou 23% em relação ao ano de 2021.
De acordo com o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a contribuição social é um dos objetivos das loterias e ressaltou que quase metade do total arrecadado com os jogos, incluindo o percentual destinado ao Imposto de Renda, é investido em áreas prioritárias do País.
“As loterias são um dos negócios mais rentáveis do banco, e os resultados de 2022 reforçam a necessidade de preservar essa receita recorrente para que o banco continue a cumprir seu papel social”, disse.
Para o responsável, a tentativa de privatizar o segmento pode resultar na perda de mais da metade das verbas destinadas a políticas públicas.
Sérgio destacou que a Lei 14.455/22, que criou a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo no País, prevê o repasse de apenas 5% da Loteria da Saúde ao FNS (Fundo Nacional da Saúde), da mesma forma que a loteria do Turismo, administrada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), destina em torno de 40% da arrecadação da Caixa para investidos em iniciativas sociais.