Mais 5 municípios vão colaborar com plano estadual de economia criativa
Entre os dias 31 de agosto e 21 de novembro, serão promovidos oito encontros regionais
O Governo do Estado está percorrendo todo o Estado de Mato Grosso do Sul para a elaboração do 1º Plano Estadual de Economia Criativa, por meio do programa “MS + Criativo”. Mais cinco municípios estão na lista para receber a visita: Rio Verde, Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas.
Desde julho até o mês de novembro, a Superintendência de Economia Criativa vai passar pelas regiões oeste, sul, fronteira, norte, centro e costa leste do Estado apresentando a pasta. Depois, vai realizar o encontro regional, de onde sairão as propostas para o plano estadual.
“A Economia Criativa gera muitos benefícios econômicos e financeiros, mas mais do que isso, ela tem o poder de gerar o que se chama de externalidades positivas, ou seja, ela gera outros benefícios além dos econômicos e financeiros como qualidade de vida, cidadania, dignidade, inclusão social, sustentabilidade”, ressalta o superintendente da pasta, Décio Coutinho.
Nesta semana, na terça (8) e quarta-feira (9), a parada foi na cidade de Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai em Mato Grosso do Sul. A Superintendência também já visitou as cidades de Corumbá e Naviraí.
Em Corumbá, o encontro teve a presença do Sebrae, Sesc e Prefeitura Municipal. “O “MS + Criativo” será um divisor de águas para o Estado, e com a participação efetiva de toda comunidade, vamos juntos viabilizar ainda mais desenvolvimento para nossa região”, acredita o prefeito Marcelo Iunes.
Artistas, artesãos, realizadores de eventos, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, gestores e produtores criativos das áreas de gastronomia, moda e tecnologia são convidados a participar dos encontros realizados em parceria com as prefeituras, Sesc e Sebrae.
O Governo do Estado reconhece a Economia Criativa como uma ferramenta para a diversificação do portfólio econômico do Estado.
“Começamos um movimento do Estado para a construção da primeira lei estadual de economia criativa que vai ser o documento do plano estadual. A expectativa é que a gente consiga mobilizar todo MS e ter uma governança estruturada nas regiões para tratar da Economia Criativa em médio e longo prazo”, enfatiza Décio.
Encontros regionais - Serão promovidos oito encontros regionais, entre 31 de agosto e 21 de novembro, para colher propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região.
Depois disso, todas as proposições serão debatidas em Campo Grande, no dia 5 de dezembro, no Encontro Estadual. Nesta data, será formalizado o Plano, para posterior envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.