Ministro da Agricultura vem à Capital na 5ª feira lançar expedição agropecuária
À convite da organização do Rally da Pecuária, principal levantamento técnico privado da produção nacional de soja e milho do Brasil,o ministro da Agricultura, Neri Geller, estará em Campo Grande na próxima quinta-feira (24).
Geller acompanhará a apresentação da palestra “Perspectivas para o Mercado Pecuário”, ministrada pelo coordenador da expedição, Maurício Palma Nogueira. O evento acontece a partir das 16 horas, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).
A data coincide com a abertura da Expogrande. Conforme o presidente da Acrissul (Associação de Criadores de MS), organizadora da feira, o ministro foi convidado para participar, no entanto, não confirmou presença. Como estará na Capital, Geller deve prestigiar o maior evento agropecuário do Estado.
"O convite foi para que ele participe do Dia do Campo, no dia 25. A fazenda Baía Grande mostra o potencial da pecuária pantaneira. O produtor que for, sairá um produtor melhor", garante Francisco Maia.
Rally - Antes da palestra, às 14 horas, Nogueira e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Caio Rocha, darão entrevista sobre a largada do Rally. Neste ano, o trabalho começa no dia 25 de abril, com levantamento, in loco, de áreas de cria, recria, engorda e confinamento de propriedades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O rally vai percorrer 165 municípios, um total de 50 mil quilômetros.
Serão mapeadas e fotografadas pastagens – o que permite obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização das áreas.