Movimento no comércio em 2017 leva ACICG a esperar recuperação neste ano
Indicador elaborado pela Associação Comercial aponta média de negócios no ano passado superior às de 2016 e indica que vendas deixaram de cair
Dados do MCV (Movimento do Comércio Varejista) mdivulgados pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) revelam que, na média, as vendas de 2017 foram superiores às do ano anterior, levando a entidade a projetar um cenário de recuperação econômica a partir deste janeiro. O indicador teve média de 93,83 no ano passado, frente a 93,17 em 2016.
A entidade informou, via assessoria que o MCV de dezembro foi de 109 pontos, inferior ao do mesmo mês de 2016. O resultado, no entanto, foi melhor que o de novembro, quando o indicador chegou a 100 pontos.
“Superamos os resultados de 2015 de uma maneira muito forte. O movimento parou de cair e, embora em 2017 não tenha crescido muito, a média ficou acima de 2016 e bem próximo da estabilidade, com tendência de recuperação para 2018”, afirmou João Carlos Polidoro, presidente da ACICG. “Sobre o fim de ano tivemos algumas notícias positivas como, por exemplo, aqueles que conseguiram investir na Black Friday acabaram antecipando para novembro as vendas do Natal”.
Indicador – O MCV é apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando transações realizadas entre empresas e entre os consumidores e as lojas. O indicador considera a sazonalidade da atividade comercial, sendo elaborado com uma base fixa definida a partir da média de desempenho de 2014.
O dado conta com dois sub-índices: o MCV-PF, que avalia transações entre pessoas físicas, e o MCV-PJ, abrangendo negócios entre pessoas jurídicas (empresas).
O MCV-PF de dezembro de 2017 foi de 115 pontos, 13 abaixo do resultado de igual período de 2016 (128). Já o MCV-PJ foi de 58 pontos, também abaixo do índice do ano anterior (71 pontos).