Para ampliar exportações, representantes do Estado visitam portos peruanos
Para encontrar portos viáveis ao escoamento da produção de produtos brasileiros, representantes do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado de Mato Grosso do Sul) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) visitaram o Porto de Matarani e o Terminal Portuário de Ilo, ambos no Peru.
A visita fez parte de uma viagem do projeto RILA (Rota Integração Latino Americana), que busca conhecer portos por onde é possível escoar a produção do setor agrícola brasileiro, além de possibilitar o aumento das exportações de diversos produtos, e não apenas de grãos.
Transporte - Para o Setlog, a produção agropecuária possui desafios, no Brasil, em relação ao transporte. "Com a possibilidade de escoar a produção pelo oceano pacífico, haverá uma redução de cerca de sete mil quilômetros de rota marítima, com relação ao percurso feito pelo oceano atlântico", apresenta o texto do projeto.
No Peru, os brasileiros foram recebidos pelo gerente geral Jorge Pacora Fuentes, do Ceticos Ilo (Centro de Exportação, Transformação, Indústria e Comercialização e Serviços), que os apresentou o porto, cujo cais atracadouro possui uma infraestrutura de 302 metros de comprimento e 27 de largura.
Segundo Fuentes, o cais tem capacidade para receber cargas como fracionário, a granel, containers, rolante e minerais. “Entre as principais exportações que passam pelo terminal portuário de Ilo estão a farinha de peixe, cobre, minério de ferro, produtos agrícolas (pimentão, peixe e orégano) e produtos congelados (peixe, polvo e lula). E importamos trigo a granel, nitrato de amônio, mercadorias em geral, máquinas, equipamentos e veículos”, explica.
O porto de Matarani também foi visitado. O cais marginal possui 583 metros de longitude com um encaixe de 32 pés o que permite a atenção de naves de grandes dimensões, podendo atender simultaneamente até 3 naves.
Além disso, o terminal portuário de Maratani possui infraestrutura com área de operações e equipamentos adequados para manejar diferentes tipos de carga: mercadoria geral, granéis sólidos, líquidos, carga rolante, com recipiente e refrigerada e volumes de carregamento consideráveis.