Para maior consumo de peixes, começa amanhã Semana do Pescado em MS
MS já produziu 42 mil toneladas de pescado neste ano, 13% a mais que em 2021
Mato Grosso do Sul deve produzir 55 mil toneladas de pescado em 2022, de acordo com o superintendente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta. Somente de janeiro a agosto deste ano já foram produzidas 42 mil toneladas, 13,5% a mais do que o resultado obtido no ano passado, quando MS produziu 37 mil toneladas de pescado. Para fomentar o consumo do produto, começa amanhã (01) a 19º Semana do Pescado em todo o território nacional. A data foi lançada nesta tarde no Bioparque Pantanal.
Em Campo Grande, o calendário, que vai até o dia 15 de setembro, promete atrair consumidores a peixarias, restaurantes e supermercados, tornando o período o segundo mais importante do ano, atrás da Semana Santa, que antecede a Páscoa.
Mercados - “Supermercados que aderiram à Semana do Pescado nos últimos anos tiveram um incremento de 20% a 30% nas vendas. Neste ano no Estado, rede nacionais e locais estão participando”, detalha Denyson Prado, presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercado).
De acordo com Prado, entre os produtos mais importantes do segmento estão os cortes de tilápia, que se consolidaram no mercado interno. “Os supermercados hoje tem venda expressiva de tilápias, que hoje correspondem a uma fatia importante das proteínas vendidas”, completa.
Restaurantes - Para Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o comércio de peixes, antes focado no fator saudabilidade, agora apresenta mais atrativos. “A venda de pescado antigamente se dava principalmente pelo apelo da saudabilidade: o peixe faz bem e é saudável. Hoje, também se dá pelo atrativo econômico, já que o peixe se tornou bastante competitivo em relação à carne bovina porque é uma proteína mais barata”, avalia.
Diálogo - Além de ter seu consumo fomentado em restaurantes e bares, a Semana do Pescado também tem o objetivo de movimentar toda a cadeia produtiva do setor. “Pra nós, o objetivo maior é criar um ambiente de conversação e aproximação de todos os elos da cadeia do pescado. Essa cadeia é uma das mais complexas que temos no Estado porque envolve desde o consumo com a dona de casa, a gastronomia e os cozinheiros, como os restaurantes, o atacado e o varejo, a produção e a indústria. Então o que a gente busca é aproximar esses elos para que durante um período do ano eles conversem entre si”, explica Celso Martins, superintendente do Mapa/MS (Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento).