Quem ainda não recebeu pode garantir abono do PIS/Pasep em novo lote
Servidores relatam problemas no momento do saque, mesmo seguindo cronograma
Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep, referentes ao ano-base 2020, estão disponíveis desde 8 de fevereiro para a iniciativa privada e do dia 15 para funcionários públicos. No entanto, servidores de Campo Grande relatam não ter conseguido sacar o valor, mesmo seguindo o cronograma.
A situação acontece porque o abono ainda está em processamento pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Em alguns casos, os números ainda serão liberados em nova remessa, conforme informações repassadas pela Prefeitura Municipal ao Campo Grande News.
O caso aconteceu com uma funcionária, que prefere não se identificar. Ela chegou a ir até uma agência bancária, mas foi informada que não poderia receber em razão de problemas com informações que não foram repassadas pela prefeitura como deveriam.
No entanto, em nota, o executivo da Capital diz que realizou a transmissão correta da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), em abril do ano passado, conforme o calendário anual.
“As informações dos rendimentos recebidos pelo servidor no ano 2020 foram informadas ao Ministério do Trabalho e Previdência no número PIS/PASEP (CNIS) declarado pelo servidor quando da sua admissão ou alteração solicitada”.
A entrega da Rais pode ser conferida pelo próprio servidor no site oficial, pelo número do PIS/Pasep. A consulta do abono fica disponível também no site do Banco do Brasil.
Consulta – Para saber se têm direito ao abono, trabalhadores podem consultar pelo telefone 158, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para isso, é necessário que os dados da Rais e eSocial estejam atualizados, além do número correto do PIS/Pasep.
Confira os cronogramas: