ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Querosene de aviação terá redução de 0,84% nos preços a partir de sábado

Decisão de reajuste da Petrobras para as distribuidoras foi confirmado pela terceira vez seguida

Gabriela Couto | 28/09/2022 09:44
Aeronovas estacionadas no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aeronovas estacionadas no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Petrobras confirmou nesta quarta-feira (28) que irá reduzir 0,84% dos preços de venda de QAV (Querosene de Aviação) para as distribuidoras. O novo valor passa a valer a partir do próximo sábado (1º). Esta é a terceira redução seguida nos preços do QAV, que já haviam sido reduzidos em 10,4% em setembro, e em 2,6% em agosto.

Há duas décadas os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. A medida serve para promover o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.

Vale ressaltar que a Petrobras comercializa o combustível de aeronaves apenas para as distribuidoras. São elas que fazem a comercialização do produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. E por fim, distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Nos siga no Google Notícias