ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Receita Federal abre consulta ao 4º lote de restituição do IR nesta sexta

Os depósitos dos valores começarão a ser realizados ao longo do dia 30 de agosto

Por Geniffer Valeriano | 22/08/2024 15:25
Contribuinte com o aplicativo da Receita Federal aberto no celular (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo Campo Grande News)
Contribuinte com o aplicativo da Receita Federal aberto no celular (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo Campo Grande News)

Nesta sexta-feira (23), a Receita Federal irá abrir, a partir das 9h de MS, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda. Conforme divulgado, este lote também irá contemplar os ressarcimentos residuais de exercícios de anos anteriores.

No país, os valores serão depositados ao longo do dia 30 de agosto, sendo restituído mais de R$ 6,8 bilhões. Em Mato Grosso do Sul, serão realizadas 82.367 restituições, que totalizam R$ 104,7 milhões.

Nacionalmente, essa remessa terá 106.904 restituições para o público de idosos acima de 80 anos, para contribuintes entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Outros 27.372 ressarcimentos serão realizados para contribuintes que a maior fonte de renda é o magistério.

Outras 261.019 restituições são destinadas àqueles que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Também estão contemplados 4.904.908 ressarcimentos do público não prioritário.

Como consultar - Para saber se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, pelo www.gov.br/receitafederal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em seguida em "Consultar a Restituição".

A consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Receita Federal. Nele é possível verificar informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Ressarcimento - A restituição é paga apenas na conta bancária de titularidade do contribuinte. O pagamento não é realizado se houver algum erro nos dados bancários informados ou um problema na conta destino.

Caso haja algum impedimento para a realização do depósito, a Receita Federal oferece o serviço de agendamento pelo Banco do Brasil. O depósito pode ser reagendado dentro de um ano após a tentativa do primeiro pagamento.

Os agendamentos podem ser realizados no Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Em ambos os meios é necessário que o contribuinte informe o valor da restituição e o número da declaração. Em seguida, é preciso aguardar uma nova tentativa de crédito.

Se o valor da restituição não for resgatada dentro de um ano, é possível fazer o requerimento do valor pelo Portal e-CAC. para isso, é necessário acessar o site da Receita Federal, acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias