Renault faz recall de todos os carros do modelo Kwid fabricados no Brasil
Também estão convocadas as linhas Sandero, Logan, Duster e Oroch para verificação da direção hidráulica
A Renault anunciou nesta terça-feira (21) a decisão de fazer recall de todas as unidades do Kwid vendidas no Brasil desde seu lançamento em agosto deste ano. São 21.802 carros feitos até hoje que segunda a marca podem apresentar rachaduras nos freios e tubo de combustível perfurado, ocasionando vazamentos.
Segundo a Renault, foram exatas 16.798 ocorrências até agora, compreendendo aproximadamente 75% dos Renault Kwid fabricados no País. Proprietários do modelo devem entrar em contato com suas concessionárias para avaliação e possível substituição de componentes. No caso do problema nos freios, sua eficiência pode ser afetada, comprometendo a dirigibilidade do Renault Kwid .
Além do subcompacto, a marca convoca as linhas Sandero, Logan, Duster e Oroch para verificação da mangueira de direção de baixa pressão da direção hidráulica. Foi constatada que a deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica causa o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento da direção e, e casos extremos, perda da dirigibilidade com risco de acidente.
Clientes da marca já estavam se queixando de prazos prorrogados nas entregas das concessionárias por conta de problemas nos freios, mas a fabricante negou para a reportagem do iG Carros que isso estaria relacionado à queda nas vendas.
De acordo com a Renault, o volume de vendas do Kwid divulgado logo após o lançamento colocou o carro na segunda colocação do ranking geral, mas concentrou todas as unidades produzidas desde sua pré-venda. Trata-se de um acúmulo que foi escoado em um único mês, elevando o status do Kwid em setembro.
Dividindo as 10,3 mil unidades que foram vendidas nos três meses de pré-venda e no primeiro mês de entrega, chegamos a uma média de 2.575 carros vendidos por mês.