Safra de Verão de soja deve ser 31% maior em MS, aponta IBGE
A safra de Verão de soja será 31% maior em 2013, aponta levantamento divulgado hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o relatório do GCEA (Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuárias), a previsão de produção é de 6 milhões de toneladas para o próximo ano, enquanto a deste ano chegou a 4,5 milhões, cerca de 1,4 milhões de toneladas a mais.
A previsão é de que a área plantada aumente cerca de 10%, passando dos atuais 1,8 milhão de hectares para 2 milhões de hectares. Para o Instituto, o crescimento do grão será sobre praticamente as áreas de todas as culturas: algodão herbáceo, arroz irrigado, milho da 1ª safra e também as pastagens.
O algodão terá a maior redução, caindo de 61 mil hectares para 40 mil hectares. Essa queda se deve a redução da cotação nesta safra.
Depois do algodão, a maior queda será a do milho da primeira safra que deve sofrer diminuição de 30% em função da soja, com o produtor optando por pela cultura de maior rendimento. Em 2012, a área plantada foi de 69.521 hectares enquanto a prevista é de 48 mil hectares. Esta redução vai representar queda de 22% na produção, caindo de 465.835 toneladas para 360 mil toneladas.
O levantamento é feito com a participação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo), Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Fazenda e da empresa Cargil.